A Chave Perdida (Parte VIII)

Antes de seguir, Allan resolve poupar Thor e Ollivet de tão grandes horrores, pedindo-lhes que ficassem com a Centopéia, e aguardassem o seu retorno com Kamuck. Caso não tivessem sucesso, pediu que os dois amigos retornassem à aldeia, e trouxessem reforços...

Sem mais delongas, Allan e Kamuck atravessam a ponte, e ao chegarem do outro lado, logo percebem a escuridão que subitamente invade a paisagem...De mãos dadas, caminham em linha reta, quando de repente, gritos tenebrosos começam a se manifestar...Gritos inacabados que vinham de todos os lados...É quando, criaturas monstruosas, mais conhecidas como “Górgonas”, se aproximam dos dois bravos e tentam amedronta-los. Mas com a coragem de um guerreiro, Allan segura firmemente a mão de seu amigo, e prossegue corajosamente...Mas logo, para surpresa dos dois, as criaturas surgem bem em frente, bloqueando a passagem.

Daí, em uma só frase, Allan define-as:

- Querem o mêdo em nossos corações, a tristeza em nossos semblantes...Mas jamais obterão êxito. Acreditam que essas imagens aterrorizantes nos reprimem? Pobres criaturas, vocês é que são tristes por habitarem a escuridão, e jamais serão enfim, capazes de vencer a luz do nosso silêncio...Pois a luz da chave que guardam, já nos pertence...

Como num passe de mágica, as insólitas criaturas são instantaneamente desintegradas no ar... E o que era apenas trevas, se transforma em luz...

Kamuck ainda confuso, pergunta ao seu amigo:

- O que fizestes enfim, para espantar as Górgonas?

Allan, sabiamente responde:

- Disse-lhes a verdade, e a mesma as destruiu...Toda escuridão só reina enquanto não há luz...O mêdo e a tristeza existiam dentro delas mesmas, e elas até então, não sabiam...

Sem palavras, Kamuck abraça o seu fiel amigo, e segue...

Mais adiante, sobre uma grande pedra brilhante, avistam a “Chave de Osland”...

Apressadamente a pegam, e retornam ao encontro dos outros...

Juntos novamente, e em posse da poderosa chave, nossos amigos partem na Centopéia, atravessando o deserto, rumo às ruínas de Áskallan, ao sul de Mérclis, onde a chave, ao alinhamento dos três sóis, deveria ser devolvida ao seu lugar de origem, destruindo assim, definitivamente, as forças que mantinham a Linha mortífera de Gork, que separava impiedosamente as duas civilizações, reabrindo por fim, as esperanças na Planície de Cólidan...