o quintal dos outros.

Vez por outra o mundo tem que se preocupar com choques de tensão entre países grandões, leia-se Rússia, EUA e china, digo choque porque a tensão é permanente, mas as vezes dá para sacudir da cama o prospero mundo do século XXI. ainda não se sabe no que vai dar a tensão Irã-israel, e já aparece de uma só vez, os mísseis na polônia e a guerra controlada na Geórgia.

Irã, Polonia, Georgia, esses paises são inexpressivos, no âmbito político, militar e econômico no cenário mundial, mas, atravessam o caminho dos interesses das grandes potencias do inico do século, e é aí que a porca torce o rabo, porque cada um traz consigo uma peculiaridade que mexe e muito nos gabinetes de governo desses graúdos, o Irã está sob controle de um goveno fundamentalista, disposto a varrer do mapa Israel, eterno aliado dos EUA, pode ser apenas discurso, pode ser uma ameaça seria por conta de um até agora não controlado programa de enriquecimento de urânio,e dizem Israel estaria cada vez mais impaciente e pronto para atacar o Irã, na luta contra o terrorismo o tio Sam ficaria feliz em manter o Irã sob controle, como fez com o Iraque,sendo que Rússia e china não querem nem ouvir falar em uma ação militar contra o Irã, quanto a polônia,ela está cada vez mais pro-ocidente,entrou na OTAN, e se prepara para receber em seu território anti-misseis que são uma faca nas costelas da velha e soberana Rússia, políticos russos dizem que os EUA querem mesmo é cercar a Rússia, e não se proteger de um suposto ataque do Irã a Europa, e agora a Geórgia resolveu ir pra briga com os separatistas da ossetia do sul, que tem 70 mil habitantes, menos gente que num populoso bairro de cidade grande, a maioria deles de etnia russa, a Rússia reagiu e duas mil pessoas morreram até a Geórgia deixa pra lá , temporariamente, a idéia de sufocar os separatistas. há sim, a Geórgia é governada por um aliado dos americanos , o petróleo europeu passa por lá, e incomoda e muito aos europeus do ocidente e americanos a supremacia Rússia nos Bálcãs, região da Geórgia e da ossetia, o bate-boca diplomático já começou .

A meu ver, teríamos um mundo mais tranqüilo se simplesmente esses graúdos fossem cuidar do seu quintal, e parassem de pensar que tudo tem de ser do seu modo, que podem garantir uma estabilidade antevendo e prevenindo,surpresas politicas, ou guerras, no final das contas, o remendo pode até ser pior que o soneto. O Irã pode ter a idéia de atacar Israel, mas não fará isso se não for atacado, A polônia tem o direito de ter mísseis em seu território, a Rússia tem 20 mil deles , muitos milhares são ogivas nucleares, do que ela tem medo? E a Geórgia deve resolver seus próprios problemas, soberania é isso.

Mas assim fica fácil demais, devem pensar esses graúdos, somos potencias pra que? Imagino que eles pensem assim: nós é que decidimos e ninguém vai rebaixar minha bandeira nacional. Talvez eles não percebam mas, algo não muito distante da idéia nazista de um pais acima de todos o outros permeia essas tensões, e todos sabemos o que resultou o nazismo.Ainda vivemos a época das grandes potencias, de países que se propões a manter sob controle o resto do mundo, e isto é sem duvida uma permanente ameaça capaz de tirar o sono de todos, embora nossas crianças de colo,dormindo em seus bercinhos, nem saibam o que está acontecendo e que poderão ter de herdar um mundo bem diferente do atual , estéril e destruído por uma guerra a partir de um quintal invadido..

paraense
Enviado por paraense em 15/08/2008
Código do texto: T1130094
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.