SER CRÍTICO OU ÉTICO!
SER CRÍTICO OU ÉTICO!
A crítica faz parte do cotidiano humano. Criticar exige sabedoria e respeito às pessoas criticadas. O senso de altivez pode prejudicar qualquer ser humano. Diz o clichê popular de que: “errar é humano”. Não erramos pela simples vontade de errar, mas às vezes estamos tão atentos à matéria ou artigo, que o erro passa despercebido e naturalmente. No site Vote Brasil da qual faço parte com muita honra, tenho notado que um ser humano imperfeito, igual aos demais que povoam o orbe terrestre, quer aparecer e gozar em cima dos colunistas do site em epígrafe.
Veja: Antonio Paiva Rodrigues -14/08/2008 - 22h04 - Fortaleza / CE - Resposta a um neófito crítico, Osvaldo Sintra -13/08/2008 - 18h48 - Rio de Janeiro / RJ. Informação É Coisa Séria. Estimado crítico e homem de "estupenda sabedoria", críticas destrutivas jamais serão aceitas. Século tem metade sim. A sua inteligência rasteira, escalafobética e deletéria acabará lhe destruindo. Seja homem e não apenas um moleque atrevido. Tenha bom senso, assim como temos. O Vote Brasil merece respeito e críticos abalizados. Sem comentários! Vejam o que ele escreveu: Osvaldo Sintra -13/08/2008 - 18h48 - Rio de Janeiro / RJ. Informação É Coisa Séria.
Tentei ler, logo vi a seguinte informação; "Surgida na segunda metade deste século, é considerada uma nova moléstia que assola a população mundial." Parei na hora! Estamos no século XXI, precisa se orientar quem escreveu a matéria, estamos no inicio do século. Osvaldo Sintra. A frase em alusão mostra a vontade de um doente que não quer aceitar o sucesso e o crescimento individual das pessoas. Na resposta que lhe dei no site coloquei uma ou duas palavras com deslizes, para ver a intenção de crítica do malicioso Sintra. A crítica em si é um instrumento muito útil no que diz respeito a avaliarmos as situações e as obras humanas cotidianas. A crítica é um julgamento. Mas… se é assim, como é possível criticar e não pecar em nosso julgamento? Pecar é uma coisa, mas não inserir a educação na crítica é lamentável. Somente os hidrocéfalos agem assim.
Infelizmente temos que dar uma resposta à altura. Sem alicerces psicológicos e sem ambiência, vamos nos transformar em anencefálicos aspectado e arreglado nas ações que amesquinham os seres humanos que querem ejetar sua pretensa sabedoria, e mostrar ao mundo uma nuança emaciada e cheia de egoísmo. Afigure albergando senso de responsabilidade e demonstre que recebeu de seus pais, o dom divino da educação. A incoerência mata e aniquila. A simplicidade é fruto dos homens educados, sensatos e sabem o que quer. Julgar por julgar não tem validade nenhuma. Demonstra com todas as letras as incisões e as anomalias do vernacular ao erudito. Incandesce suas idéias e usa-as para o bem, para a construção de alicerces cimentados no bem e no amor aos irmãos do orbe hominal. A inveja Deus condena.
O homem não aceita que o invejoso pela sua ação exógena venha com mania hercúlea de sabichão e que os demais estejam errados. Seja meu caro Silas luminescente de idéias magnas, mas não abuse da insuflante egolatria que emanas de seu coração ferino, e torturador. Sejas contributivo e agirá melhor consciencialmente, mourejando o paracleto que não usou o orgulho e sim a simplicidade, não como ser pusilânime, mas como simples e divino. Juízo senhor crítico Silas a simplicidade eleva o homem, a arrogância e “querer saber mais”, pode ser perigoso e inconveniente.
Se souberes de tudo seu lugar não é aqui procura as academias de letras, de retóricas e dos sábios, pois ainda estamos engatinhando no saber e com a força de Deus e à sublime proteção de Jesus Cristo chegaremos lá com certeza. Aqui me associo a todos os companheiros colunistas do site Brasil e digo e afirmo que formamos uma plêiade de homens sensatos, simples, mas que sabemos acoplar as injúrias com sabedoria e bom senso. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE