A fórmula para um mundo melhor!

O mundo está uma porcaria! É essa a verdade, não? Todos os dias nós vemos nos jornais que novas atrocidades foram cometidas. Guerras, fome, violência doméstica. Adultos estuprando crianças, pais matando filhos, cachorros comendo carne de primeira enquanto alguns desafortunados comem areia.

O Greenpeace faz protestos e arrecada milhões para salvar as baleias enquanto os africanos morrem de fome. Nossos governantes roubam nosso suado dinheiro sem que suas consciências pesem.

Enfim, o Apocalipse está aí! É cão comendo cão, é irmão matando irmão.

Cada vez mais nós somos acoçados por ataques de todos os lados. Não podemos confiar em ninguém. Todos querem usar-nos como apoio para chegar ao topo. E é assim que funciona. Quem não ataca é atacado. Você não tem a opção de não jogar. Seu nome foi inscrito no livro de participantes no momento em que você chorou nos braços de sua mãe.

E você cresce e se desenvolve com este sentimento de desconfiança. Todos ao seu redor são inimigos. Talvez você viva num "cessar-fogo". Mas sempre com o pé atrás. Sempre esperando uma traição.

E assim você passa sua vida. E com base nessa experiência de vida, você criará os seus filhos. E eles aprenderão que devem pensar sempre primeiro neles. Vão viver buscando seu triunfo, mesmo que isso inclua destruir um ou outro indivíduo próximo.

Enfim, nós vivemos num ciclo de hostilidades. O sistema nos prepara para odiar o próximo, e nós o fazemos. E repassamos tal comando para nossa prole. E eles fazem o mesmo. E assim o ciclo segue, eternamente.

Mas, vamos à fórmula para um mundo melhor.

Qual seria o princípio deste ousado movimento? Pensar no próximo!

Ah, aposto que neste instante você exclamou "Não, ele vai tentar me converter para alguma religião!" Estou certo? É que o princípio é tão batido que até está desacreditado. Você ouve isso em programas religiosos, e a tal frase sempre vem acompanhada por algum número de telefone para o qual você deve ligar e fazer doações. Afinal, "quem dá dinheiro para a Igreja Jesus Cristo é o Senhor Univesal do Cacete a quatro está ajudando seu irmão." (Se houver uma congregação com este nome, me desculpem!)Nos parece burrice pensar no próximo quando sabemos que a recíproca não será verdadeira. Mas, esta é, de fato, a base para um mundo melhor.

Mas não se confunda. Pensar no próximo não significa ser um santo. Nada de sopão comunitário ou animação de festa na APAE. Não cheguemos a tanto. Aliás, as pessoas tendem a imaginar uma boa ação como algo deste tipo. Bobagem. Qualquer ato que não agredir outra pessoa já pode ser considerado uma boa ação. Mas, vamos a definição de pensar no próximo.

É bem simples: seja honesto. Fácil, não é?

Mas, o que viria a ser "honestidade"? Honestidade é não tentar aproveitar-se de outrem. Começa nos mínimos detalhes. Não minta. Mesmo que isto pareça-lhe bobagem, é melhor não cometer este ato. Algumas vezes uma pequena mentira pode causar um grande desconforto. O que mais pode ser citado como exemplo? Não trapaceie. Mesmo quando jogando futebol de botão com o seu irmão mais novo, não tente se aproveitar da inocência dele. E outros tantos casos: Quando receber o troco errado na padaria, devolva o excesso. Não fure a fila do cinema. Não jogue sujeira para o pátio do vizinho. Não cole nas provas.

Poxa, são gestos infimos, não? São detalhes. Você não sofrerá em nada se for honesto nestas pequenas coisas. E ainda assim, estará fazendo um grande bem. Você estará fazendo mais do que manter a sua consciência tranquila: você se tornará um exemplo. Porque quando você fez algo correto, quem for agraciado pelo gesto sentirá-se em débito. Ele irá fazer algo bom também. E assim uma terceira pessoa estará engajada nesta corrente.

Pode parecer pouco. É lógico. As pessoas tem a idéia de que para se mudar o mundo é necessário algum evento extraordinário. Um cataclisma univesal. Besteira. A mudança do mundo está nos pequenos gestos. Ou seja, está nas nossas mãos. Porque uma pessoa pode parecer uma célula impotente. Mas uma célula pode afetar cinco, que afetarão vinte, que logo terão afetado uma centena. E quando você menos esperar, você estará cercado de pessoas honestas.

Se você achou a idéia aceitável, coloque-a em prática. Mas fica o aviso: não espere resultados imediatos. Querer colher frutos no momento seguinte ao ato de plantar a semente é idiotice. Seja paciente. Talvez o início seja tenebroso. Talvez você se veja enganado ou passado para trás por ter seguido as regras. Bom, se prepare, pois é provável que isso aconteça. Mas não desanime se acontecer. Tome o gesto negativo como desafio pessoal. Combata o mal com bondade.

Alguém aqui já assistiu "A Corrente do Bem"? O princípio é o mesmo. Vamos lá. O poder está nas nossas mãos! Não vamos sentar e reclamar, culpando o governo ou os desonestos. Eles estão fazendo a parte deles, que é destruir o mundo. A nossa tarefa é que está em aberto. O mundo precisa ser reconstruído. E as ferramentas estão nas nossas mãos.

Sinceramente? Eu já fui um incrédulo. Mas vi que há bondade no coração das pessoas, e passei a acreditar. Este texto é a minha parte. Se cem pessoas lerem isso e apenas uma se motivar... bem... será mais um elo na Corrente do Bem!