olimpiadas em pequim: duelo entre liberdade e marketing

as olimpiadas em pequim , são as mais olimpicas de todos os tempos: mas, não é o que voce está pensando, não estou me referindo ao tradicional duelo de titãs em todos os esportes, tampouco, as revelações e frustações esportivas que não são nem mais e nem menos tradicionais que em outras olimpiadas, o lugar tambem não é nem mais e nem menos adequado ou olimpico que seja,pequim é bela e poluida como qualquer outra grande cidade do mundo moderno. Estou me referindo ao embate entre liberdade e sistema, entre ética esportiva e marketing governamental, entre conceitos cultuados a séculos pela sabedoria ocidental, e ferreas ideologias feitas de muitas portas fechadas escondendo historias inimaginaveis, em suma, entre o bem e o mal, mas, como assim, voce pensa, eu ligo a tv e vejo apenas uma cobertura esportiva e nada mais, veja nas entrelinhas digo eu, se precisar recorra a uma lente de aumento, mas procure ver bem o que há por trás das noticias.soube do cidadão que sofreu um acidente ao se exibir antes da partida de basquete ? e soube que quatro dias se passaram antes que o governo dissese que ele estava em um hospital e tinha se machucado e nada mais e assim mesmo depois de muita insistencia da imprensa? reparou que o hospital militar aonde eles está não é um nome ? é um numero , o 311, hospital 311, nome agradavel né? passa longe de revelar compaixão, não acha? o que dizer da menina reprovada para ser vista porque era "feia"(existe criança feia?)mas aprovada pra cantar, porque era imprescindivel ao governo apresenta o melhor,? e a saga dos jornalistas monitorados, espancados e presos, dentro de um periodo de confraternização entre os povos,eles tambem tiveram que lutar para conseguir sossego para acessar a internet. agora, voce viu a atleta georgiana, que decidiu ficar e conseguir uma medlha para os seu bombardeados comcidadãos,? viu michel phelps entregando flores para uma fã, as flores de sua suada vitoria?soube do garotinho chinês que salvou seus coleguinhas da escola, arriscando a propria vida, e que desfilou na abertura ao lado do gigante chinês? ninguem fala, ninguem diz, mas, são exemplos de opções diferentes, de valores diferentes,quem vencerá? quem terá a supremacia das coisas ? dominará o mundo em um futuro não muito distante? nunca em uma olimpiada, essa luta entre o bem e o mal, esteve tão evidente e girou tanto em torno de um mesmo evento, esperamos todos que a liberdade conquiste a sua merecida medalha de ouro, embora saibamos que a festa de encerramento da olimpiada não significará um vencedor , e essa luta irá se perpetuar ainda por muito tempo, não podemos deixar de torcer para que o ideal esportivo de confraternização e igualdade entre os povos através de uma competição limpa, acabe triunfando sobre o silencio e sobre qualquer tipo de markenting.

paraense
Enviado por paraense em 14/08/2008
Código do texto: T1128127
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.