ONDE FICA ESSA TAL DE EXPECTATIVA QUE NÃO ACHEI ATÉ AGORA?

Ladislaldo Pedrosa era na época prefeito de Imearim do Sul, uma pequena cidade de uma remota região do Sudeste do Brasil. Homem de pouco estudo, poucas palavras, mas, de um carisma descomunal, também tido como um dos expoentes da política imeariense. De família abastada, criador de gado por profissão, torcedor do Botafogo, o popular “Lau” que não deve ser confundido com “Lalau” tinha por sua terra natal uma grande deferência. Afinal, seus parentes e aderentes eram todos da terra e cultivavam um respeito imenso pelo rincão.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o prefeito “Lau” sempre entusiasmava quando o assunto pendia para a religião. Católico praticante e convicto da boa fé, ele ajudava a Igreja naquilo que podia e, inclusive, no desenvolvimento de alguns ofícios carismáticos, quando sobrava um tempo.

Mas, o prefeito tinha recebido das mãos da sua secretária Dona Florinda Malmequer, uma correspondência lacrada do Palácio de Governo, com o crivo do próprio Governador do Estado. Abriu a missiva e viu tratar-se de um convite para que tivesse em pessoa na capital e com a maior brevidade, no sentido de que fosse assinado um termo de convênio e que por sua vez liberaria recursos para a construção de uma ponte sobre o Riacho Verde, anseio do Prefeito há muitos anos.

Do seu gabinete chamou a secretária com um tom de voz arrogante, típico de alguns detentores do poder municipal:

___Dona Florinda! Tô precisano falá cum a sinhora e agora!...

A secretária já exercia esse cargo há aproximadamente trinta anos, e como mulher solícita era quase um "patrimônio municipal". Conhecia do ofício como ninguém. Prefeito nenhum tinha “peito” e nem louco seria para renunciar tão relevantes serviços. Dona Florinda era tida como “arquivo vivo” da Prefeitura, pois, nesses longos anos teve acesso a diversos documentos administrativos e, o mais importante: sabia de tudo, da vida de cada gestor que tenha por ali passado, seu poderoso e maior trunfo.

___Às suas ordens, Senhor Prefeito!

___Recebi papel do Governador que pede minha ida à capitá. A sinhora liga prá ele e assunte que dia eu vou. Dispois me fala!

___Sim, agora mesmo! Vou ligar para a secretária dele e pedir que atenda o senhor.

Dona Florinda quase que imediatamente e assumindo a sua competência peculiar e de longos anos ligou para o Palácio de Governo e solicitou agenda para o Prefeito, o que foi prontamente atendido.

Entrou no gabinete e, eufórica passou a falar com o prefeito:

___Senhor Prefeito! Consegui marcar com o Governador. Vai ser daqui a três dias, às dez horas da manhã.

___Muitio bom. Liga pro meu motorista e pedi ele prá deixá o carro no ponto.

Assim foi feito e o Prefeito Ladislaldo pegou a estrada rumo à capital. Lá chegando e até porque o despacho seria às dez horas da manhã "deu de cara" com a secretária do Governador.

___Dona, eu sou prefeitio de Imearim, o governador marcou cumigo...

___Senhor Prefeito, o governador pede desculpas, mas, surgiu um imprevisto e ele vai atendê-lo daqui a duas horas. O senhor por gentileza fique na expectativa...

Mal a secretária salientou a ocorrência, o prefeito visivelmente aborrecido agradeceu a mulher.

___Tá bom Dona!

Dito e feito, e foi se encontrar com o seu motorista a fim de colocar-lhe a par do assunto. O Prefeito passou então a perambular no Palácio e entrava numa sala e outra, em departamentos e setores, como que procurando algo. Com vergonha nem ousou se pronunciar para quem quer que seja. Afinal, era prefeito de Imearim do Sul, respeitado político e sabia bem das coisas, ou pelo menos parecia que sabia.

___Num vou perguntá nada a ninguém. Ora!... vou discobri sozinho...

Pontualmente meio-dia, o Governador já tinha terminado o seu compromisso anterior e por telefone pediu à sua secretária que fizesse o Prefeito entrar.

A secretária olhou de um lado para outro da sala imensa. Foi até a porta, nos corredores e nem sinal do Prefeito.

___Governador, o prefeito de Imearim não se encontra aqui, não estou entendendo até porque eu disse ao mesmo que o senhor o atenderia e que ele ficasse na expectativa quanto a isso!...

___Então, como ele não apareceu... Bom! Vamos almoçar e dentro de duas horas caso ele esteja aqui, eu o atenderei.

No período da tarde, a secretária toma um susto! O Excelentíssimo Senhor Prefeito de Imearim do Sul, Ladislaldo Pedrosa, estava desfigurado, roupa molhada e bastante cansado, como se tivesse caminhado quilômetros e, de imediato pergunta:

___Moça! Rodei... Rodei esse palácio todio. Mi respondi: Onde fica essa tal de “ispectativa” que num achei até agora?”

Pirapora/MG, 14 de agosto de 2008.

-Esta é uma obra fictícia, qualquer semelhança com personagens, coisas e fatos será uma mera coincidência.