Produtiva

Nos meus dias de férias, decidi desacelerar. Dormir quando quisesse, comer o que me apetecesse, beber algumas taças de vinho, cantar muito e escrever toda vez que me emocionasse.

Ontem, primeiro dia de trabalho, voltei à rotina. Reunião longa sobre assuntos monótonos, almoço tardio com a mama, compras no mercado, cuidados na volta à casa.

Filhota doentinha, pai ficou de trazer para mim. E lá fui eu para a cozinha (detalhe, não sou boa cozinheira). Arruma daqui, ajeita dali e mentalmente elaborando um plano de trabalho que atingisse seus objetivos: coisinhas gostosas para a Isa, algo leve, executar uma receita de bolo, fazer torradas com o pão amanhecido.

Sem roteiro em mãos, mas com a pia devidamente organizada, mesa também, incorporei a gourmet. Ovos, leite, manteiga, açúcar, fermento e farinha. Avental. Fiz o primeiro bolo como me deu vontade, à vontade. Segunda forma untada, mais um ingrediente: o chocolate, aquele, culinário.

Segundo bolo já assando, me lembrei do peixe que estava descongelado. O temperei com sal, pouco, pimenta do reino, pitadas. Forma refratária, uma cama de azeite de oliva, sobreposta por rodelas de tomates maduros. Acima, o peixe de água salgada, magro. Azeitonas pretas e cebolas fazendo o acabamento.

Bolos assados, desenformados, visual ficou bonito. Saborosos? Bem, outro dia conto. Peixinho já assando, e os pães sendo cortados, em fatias finas e redondas, olha que parecia uma linha de produção.

Cheiro agradável de casa funcionando bem. Filhota chegou. Carinhos e massagens, bebê foi provar as artes da mãe. Que bom, sarou!

Sônia Casalotti
Enviado por Sônia Casalotti em 14/08/2008
Código do texto: T1127514