A Chave Perdida (Parte VII)

A Grande centopéia, atentamente, ouve o menino que lhe fala:

- Bem, primeiramente, entre o amo e o servo, a menor distância é o sepulcro, visto que seus corpos, ali serão de igual forma despojados, aproximando-se definitivamente; em segundo lugar, somente os olhos do coração enxergam na escuridão, pois reconhecem a ação e não o corpo, sentem o pulsar e não o toque, percebem o espaço, e não as cores....E por fim, centopéias em meu mundo, são da família dos Artrópodes, podem ser encontradas em todas as partes, nos climas quentes ou frios, secos ou úmidos. Seu corpo é formado por uma sucessão de segmentos, que em seu tamanho normal, medem de 5 a 20 cm de comprimento. Pode ter até 80 segmentos e cada um deles tem dois pares de patas. Se fizermos as contas, veremos que uma centopéia pode ter até 320 patas, a depender da espécie. Além do mais, ao contrário da Lacraia, não possui quelíceras com veneno. Durante a reprodução é comum vê-las enlaçadas...Quando se sentem ameaçadas, as centopéias enrolam-se formando espirais, e ficam completamente imóveis. E o mais importante para nós no momento, é que elas são vegetarianas, não oferecendo qualquer tipo de risco para nós...Levando-se em consideração que uma centopéia gigante, continua sendo uma centopéia, deduz-se que a mesma, possui o mesmo número de patas que qualquer outra, independente do tamanho.

Impressionada com tanta sabedoria, a criatura curva-se diante do garoto, dizendo:

- Parabéns. Você demonstrou conhecimento, e acima de tudo coragem, portanto, vocês estão livres e podem seguir viagem...O meu papel aqui no deserto, é filtrar os viajantes com destino ao Desfiladeiro de Osland, e saber se são realmente merecedores da Chave. Tenham muito cuidado com as Górgonas, e um conselho, “o silêncio pode ser o melhor caminho diante do grito”.

Allan se aproxima e abraça sua nova amiga, pedindo-lhe carinhosamente:

- Srª Centopéia, será que poderia nos dar uma carona até o desfiladeiro? Afinal, 320 patas andam muito mais rápido que duas. A srª não acha?

E assim, nossos amigos seguem viagem montados na fantástica criatura...

Horas depois, chegam finalmente ao desfiladeiro, onde avistam uma velha ponte.

- Devemos ir por ali? Questiona Kamuck.

A Centopéia prontamente responde:

- Sim. Deverão atravessar a ponte, e não poderão retornar antes de pegarem a chave. Passarão por um lugar extremamente escuro, “ O Vale dos Tormentos, e aconteça o que acontecer, nunca olhem para trás, e o mais importante, não se deixem dominar pelo mêdo ou pela tristeza...