Toda a Vida

Me lembei do ventre da minha mãe. Eu dentro da bolsa d´àgua.Você sabia agente fica frutuando lá dentro? Que vidão. Casa e comida de graça e não precisa nem mastigar.Dizem do momento cancepção até o parto o homem recria no ventre materno tada evolução da sua espécie.Uma recapitulação de milhoês de anos condensáda,como na sua seleção.Toda a história da humanidade en nove meses.Desde a primeira ameba que inventou de subir á tona dom mar,recebeu uma descarga elétrica e ai comecou a procriar,eta nós.Sim,porque a vida começou no mar, você sabia?

-Calma,calma...

-O homem é um fruto da mar.Samos feitos em grande parte de água.Não sei bem qual é proporção.

Dizem que a gente ainda tem no sangue resto de àgua salgada,veja só.E por isso que a lua afeta tanta a vida do homem,é a maré subindo dentro da gente.Você sabia que o feto de uma baleia é igual ao feto de um homem? Então imagine: até o seu segundo més de vida nada está decidido,você tanto pode ser uma baleia quanto um concertista de piano ou vencedor de enciclopédia.Imagine se houvesse um descontrole genético qualquer.Imagine a cara do seu pai ao receber a nuticia:"Parabéns,é um golfinho"; é claro que esta explicada a tração do homem pelo mar.È na imaginação humana.È por isso que o mar é o simbulo de tantas coisas e domina a imaginação humana.È por isso que Capacaban fica cheia aos Domingos.

-Se você parar de falar vai ser melhor.Tente relaxar.já estamaos chegando a rebentação.

-Claro que para vocês,salva-vidas, o mar tem significado nenhum.È uma emprego.Os salvas -vidas são os buracrotas do mar.Eu estou relaxado.Nunca sentir tão bém.Foi Uma revelação.Era verdade,toda a vida da gente passa mesmo diante dos nossos olhos! E no momento em que a gente se sente mais perdido,uma pobre omeba indefesa na inmensidão do mar,é nesse momento que vem a revelação.Não samos nada e ao mesmo tempo samos tudo.Samos ommar ,samos a eternidade,Somos a psat,prouct...

-Olha ai você está engolindo água.

Me lembrei do parto,era como si eu fosse aquele primeiro organismo que saiu do mar para terra seca.

Imagino que ele deva ter tido o mesmo choque.Onde é que eu fui me meter! quero voltar para a minha bolsa d´água! Mas não, agente vai em frente.Me lembrei do meu primeiro banho,das minhas primeiras fraldas molhadas,da água do batistmo.Me lembrei de andar de quatro,depois andar ereto,depois virar o aquário lá de casa na minha cabeça com peixe e tudo.Me lembrei do meu primeiro barquinho feito de papel,da primeira vez eu caí no lago da praça do meu primeiro banho de magueira.

-Você não esta me ajudando!Já estamos quase alcansando a corda.Pare de falar e largue o corpo...

-Me lembrei da primeira vez que eu vi uma piscina.

Tudo isso em cenas rápidas,claro,Uma montagem dos melhores momentos.Eu nunca tinha visto nada maior do que o chafariz da praça e pensei,meu Deus,e dizem que o mar ainda é maior do que isso!Anos depois voltei lá era uma piscina de nada,mais para mim parecia um oceono.E então, me lembrei da primeira vez que eu vi o mar...

-Aqui está,alcançamos a corda!Agora vai ser mais farcil.

-Eu já era adolescente.Fiquei paralisado frente do mar.Devo ter ficado uma boa meia hora olhando para o mar de boca aberta.Parecia uma coisa viva.Até aquele minuto,a maior coisa viva era a minha tia Cenira e o mar era maior do que a tia Cenira.Não tive medo.Tanto que,na promeira vez que eu entrei no mar,fui entrando sem parar,fui arrastando de volta á praia umas cem vezes até descobri como se furava onda.só parei quando dava não dava mai pé.

-Isso.Asim. Não,não se segure em mim, deixe que eu puxo você.Largue o corpo. E tente não falar mais.

-Você conhece aquela piada do cara na hora de se a fogar viu toda a sua vida passar diante dos seus olhos,menos a parte em que ele aprendeu a nadar? Pois eu nunca aprendir a nadar.Pelo menos,não que eu me lembre...

-Daqui a pouco já vai dar pé.Fique calmo.

-Eu estou ótimo.Quando a pessoa se embebeda,dizem que está na água e deve ser por isso.O afogamento dá sensação de euforia,de da paz...

-Estava?Não me lembro.É uma foto muito recente para esta incluido recapitulação.Talvez na proxima...Agente se lembra das coisas mais incríveis.

Me lembrei onde eu guardei um chapéu panamá que todos tava por perdido.Números de telefones.Cenas de Gunga Din de velhas montagens de TBC com Tonia,Celli e Autran.E o curioso é que me lembrei de coisas que não podia ter presenciado.A passagem das tribos de Israel pelo mar vermelho. O Dilúvio Universlal.Toda a memória aquátrica da humanidade.Moby Dick,oTitanic, o príncipe Submárino,Atlântida,Capitão Nemo,Esther William...

-Acho aque já dá pé.Experimente.

-Hein? Ah, abrigado. pode deixar,daqui até a praia eu posso ir a pé.

-Você está bem?

-Estou,estou.

-Ei, onde é que você vai? A praia fica para lá.Você quer se afogar outra vez?

-Me lembrei que ficou faltando uma parte da minha vida.Importantíssma.

-Espere!

-Preciso me lembrar com todos os detalhes.Foi há anos.Sei que foi dentro de uma banheira de espuma,que ela se chamava Sandra e que nos amávamos loucamente. Preciso me lembrar de tudo! Espere vinte minutos e depois vá para me salvar!

RICARDO DA SILVA SOARES
Enviado por RICARDO DA SILVA SOARES em 09/08/2008
Código do texto: T1120970
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.