O AMANTE
Passar a vida como amante de um homem casado é uma situação comum a muitas mulheres.
Não vai longe o tempo que a amante era vista como mulher rebaixada, uma espécie de prostituta interesseira que só queria tirar dinheiro do homem casado.
Com o passar dos anos as mulheres que vivênciam essa situação já não mais são vistas desta forma; mudaram sua imagem. A amante de hoje já não vivem marginalizada; ela se vê como companheira e cúmplice numa relação de afeto em que o dinheiro não conta.
Estudos comprovam que a outra, sente amor pelo seu amante e, apesar de não ser casada legalmente, se sente profundamente comprometida. É fiel a seu parceiro e acredita que ele também é fiel a ela.
Por viver escondida, quase clandestina, compartilha sua situação apenas com poucos amigos ou familiares. Tem um vínculo baseado no prazer, no desejo, no entendimento sexual, mas também na amizade, na compreensão, no companheirismo.
A amante moderna reconhece as vantagens de sua condição. Não sente ciúme da mulher legítima. Glorifica a sua condição, porque a verdadeira outra é a esposa e não ela. O amante curte a sua companhia, lhe conta coisas que não fala para a esposa, é mais seu do que dela.
Na visão delas, as mulheres oficiais de seus amantes ora aparecem como coitadas, vítimas, submissas, enganadas, traídas; ora como manipuladoras, falsas, chantagistas, interesseiras. Já a outra é descrita pelos amantes como a companheira ideal: inteligente, independente, moderna, sexy, realizada.
Na maneira de ver da outra há uma polarização enorme entre os papéis da esposa e da amante. Do lado da esposa estão as obrigações chatas e rotineiras com o lar, as amolações com os filhos, as preocupações financeiras. Do lado da amante, o prazer sexual, as conversas interessantes, os passeios e as viagens, as atividades culturais e intelectuais.
Nem tudo são flores na vida das mulheres que mantêm relações extraconjugais, mesmo quando bem-resolvidas. Geralmente o casal não pode ser visto em público, não tem vida social. Natal e Ano-Novo são datas solitárias, não dá para comentar a relação nem com os amigos, os horários são apertados, é preciso um cuidado permanente para não deixar “pistas” de batom ou de perfume e o futuro é uma interrogação. Ou seja, a relação nunca poderá ultrapassar certos limites.
Ser amante significa transgredir a lei, amante tem cheiro de pecado, e todo o pecado tem gosto de prazer.
As vantagens de ser amante é que nunca o amado vai telefonar para dizer coisas como:
-Já foi ao supermercado?
- Olhe! Convidei um amigo para jantar conôsco. Capriche no cardápio.
O amante não diz essas coisas. Ele liga no final da tarde ou no início da manhã e diz:
- Amor, senti saudades. Liguei só para ouvir a tua voz.
Ele sabe como agradar. Desmancha qualquer cara emburrada, alegra a alma, sabe como deixá-la nas nuvens.
O amante tem pouco tempo para estar contigo, então, ele nunca vai sentar no sofá da sala e assistir duas horas de futebol na TV. O tempo que está contigo é inteirinho só para você.
Ele nunca vai chegar de cara amarrada ou de mau humor, vai querer estar pleno de alegria para mostrar o quanto é bom estar com ele.
O amante sempre nota o seu cabelo, a roupa, o brinco. Ele tem olhos pra ti e não esquece os elogios.
O amante é o homem que faz com que você sinta vontade de te arrumar, dar um jeito especial na maquiagem e estar sempre bonita.
E, como o amante não vive contigo, há a possibilidade de recriá-lo ao seu gosto e sonho...