Os Jogos Olímpicos na China

Ainda estou assistindo à festa de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, na China.

Realmente, foi de imensa beleza a apresentação que os patrocinadores apresentaram.

Tradição de um povo que é um dos mais antigos da Terra, o verdadeiro teatro mostrado foi perfeito. Colorido, movimentos exatos, risos dos participantes estão fazendo a bela festa de congraçamento da humanidade.

Os chineses prometeram uma festa inesquecível. Cumpriram com a palavra. Estão desfilando os atletas que vão empolgar o mundo. Mas a apresentação dos orientais foi impecável, além de muito bonita. Não abusaram de recursos eletrônicos ou mesmo de luzes.

O elemento humano dominou toda uma beleza colorida, plástica e muito bem coordenada. Nunca tinha visto massa humana capaz de apresentar-se com tanta arte, sem exageros. Os chineses estão de parabéns. Mostraram ao mundo que o elemento humano é capaz de substituir qualquer recurso cibernético. A cerimônia ainda está sendo realizada, mas a apresentação artística terminou. Uma pena...

Fico sabendo que a bússola, por eles inventada, não tinha utilidade definida e concluo de pronto que não poderia ser de outra forma. Donos do maior território humano, eles não necessitavam de descobertas marítimas. A bússola era usada para adivinhações, sortilégios.

Tenho um amigo, oficial graduado da Marinha, que uma vez proferiu frase que até hoje não esqueci, referindo-se à sabedoria daquele povo: “os chineses inventaram a pólvora e com ela fizeram os mais belos espetáculos de pirotecnia. Quando a pólvora chegou ao ocidente, foi construído o primeiro canhão.”

Mostra a cultura e a inocência de um povo, infelizmente agora também fascinado pelos ganhos materiais do mundo contemporâneo.

Nunca abandonando sua tradição: os Jogos começaras às oito horas do dia oito, do mês oito de 2008. Na sabedoria chinesa, o oito representa o todo.

A demonstração de hoje mostrou ao mundo que resta uma esperança.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 08/08/2008
Reeditado em 09/08/2008
Código do texto: T1119352
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.