Ansiedade

Você pode ser a pessoal mais calma do mundo.

Você pode viver na sua fortaleza de tranquilidade e harmonia.

Talvez você sofra de ataraxia (nota do autor: ataraxia é uma pseudo-doença, que faz com que a pessoa não tenha a sensação de preocupação ou alguma relacionada a ela.), ou talvez você simplesmente não ligue. Enfim, você pode ser o mais insensível dos cubos de gelo habitantes desta terra, mas com toda a certeza você já sofreu de ansiedade.

Eu não diria que isto é um mal, porque não traz só problemas. Ansiedade é um sentimento, ou não, talvez seja um estado de espírito, que nos modifica, na minha opinião, nos acelerando. É normal que você sinta-se ansioso antes de um momento extremamente aguardado. E quando está neste estado, você começa a se adiantar. Você acorda mais cedo, porque sentiu fome mais cedo. Senta-se à mesa antes do normal e descobre que seu café está frio, porque você retirou-o do forno de microondas antes da hora. Você tentará ler o jornal enquanto amarra os sapatos e passa manteiga no pão. Isto vai lhe tomar mais tempo do que o natural e você acabará correndo ainda mais. É este o sentimento de ansiedade, porém não se resume a isto. Você estará pressuroso pela chegada do momento aguardado, mas ainda assim estará refugando a sua chegada. Você quer chegar no seu destino o quanto antes, mas quer que a viajem dure mais, porque não se sente preparado.

É como ter dezessete anos. Você quer ser adulto, mas tem medo de ser lançado para fora da infância. Você quer ter o seu apartamento para morar sozinho, mas tem saudades antecipadas de seus pais e irmãos. É complexo demais, é paradoxal. Exemplificando, é como subir uma escada no escuro para chegar na sua cama quentinha. Você quer correr até o topo, mas tem medo de pisar em falso.

Enfim, você fica confuso e feliz ao mesmo tempo.

Particularmente, eu adoro a ansiedade. Creio que estar ansioso indica que você está diante de algo valioso, algo grande. Você tem ali uma chance de mudar, de evoluir. Uma possibilidade de melhorar, uma oportunidade, um encontro. Enfim, uma chance.

Prefiro ansiedade do que tédio. Melhor para o coração. Antes a ansiedade de se estar apaixonado do que a certeza de se estar casado.

Enfim, viver a vida com o coração batendo acelerado. Eu gosto disso, me faz sentir vivo. A rotina nos causa frieza e eventual fim do sentimento de humanidade.

Para ser humano, é preciso estar na ponta do penhasco. (Não literalmente, por favor.)

Enfim, a vida seria um porre se Adão e Eva não tivessem comido aquela maçã. Deus nos abençoou com seu sagrado "pé na bunda", e nos presenteou com a dádiva da incerteza.

Por essas e por outras que ele é o criador...