SER PAI

Nesta semana meu filho me convocou para ir até a Capela da escola Dom Bosco para participar e assistir a homenagem que o colégio Salesiano iria prestar para os pais dos alunos. Fiquei feliz de ver os filhos sorrindo e abraçando os pais que eram presenteados com aqueles cartõezinhos que eles próprios são incentivados a produzir; através de traços particularizados, onde conseguem, cada um deles, com a sua simplicidade, reverenciar o amor que cada um sente pelo seu pai. O meu filho, com aquele seu sorrisinho lindo e inocente, correu até mim com seu envelope, dizendo que era o presente que ele próprio havia escolhido para me homenagear, onde se via - através de palavras sinceras - rabiscos de seu amor que me tornaram um pai orgulhoso e feliz.

São esse pequenos gestos que completam um ciclo essencial na vida das pessoas que é a fase paternal, onde nós – homens adultos – adquirimos a consciência de que temos uma responsabilidade com o futuro, projetando em nossos filhos uma linha de conduta que possa servir-lhe de liame para que formem sua personalidade e possam ser no amanhã uma pessoa honrada e amada no seu círculo social. Devemos ter em mente que temos de iluminar o caminho, com a chama do amor, da bondade, da lealdade, da reciprocidade, da ética, para que nossos filhos se sintam num mundo de princípios e que os exemplos práticos possam lhe dar oportunidades de trilhar uma vida de respeito pelo seu semelhante, independente da crença, da raça, do status social, no sentido de que possam entender que estamos num mundo competitivo, mas que existem limites para nossas ações, de forma que possamos crescer a partir de nossa competência, mas jamais por caminhos escusos que possam significar prejuízo para outrem.

Todas essa mazelas que envolvem o nosso meio social, através das diversas ações inter-pessoais, levam a um prognóstico pouco alvissareiro no que diz respeito a ética, pois os exemplos que vêm das instituições e se espalham pela mídia como um todo, incutindo na mente dos pequeninos uma idéia que impõe certo repúdio, pois são os políticos se envolvendo em falcatruas, são as emissores de televisão enfatizando a violência, são os males em geral trazendo discórdia, são as pendências conjugais formando traumas, enfim, a criança cresce num ambiente hostil e muitas vezes deixa de ser feliz e de brincar para ouvir o rumor dos atritos e das atrocidades que rondam seu ambiente familiar.

É certo que neste domingo é dia dos PAIS. Somos nós os homenageados. Mas nem por isso cessa o nosso elo de responsabilidade com o mister da criação. Ao contrário, serve como parâmetro para uma reflexão coletiva, onde todos os pais devem formar uma corrente de pensamento, em harmonia com os diversos estilos de progenitores que existem na Humanidade, para numa só onda de amor, pedir ao nosso grande Criador que ilumine nossos atos para que possamos achar soluções humanas para a criação de nosso filhos e que, de acordo, com os métodos atuais de educação, possamos alcançar nossos objetivos produzindo uma geração de pessoas civilizadas, humanas, altruístas e conscientes de que nosso mundo clama por ações positivas e bondade que possam fazer os corações dos homens entender que só o amor constrói.

Esse é o primeiro passo para que sejam excluídos dos meios de decisão - principalmente no mundo das cúpulas diretivas das diversas espécies - aqueles homens sem consciência que reduzem a migalhas suas convicções e ideais, em nome de uma luta desordeira - com intenção única de poder e de ganância – levando uma Nação inteira a um sofrimento sem igual, produzindo nas massas; a pobreza; a desigualdade social; a fome; a miséria e todos os males que alguns poucos imprimem sobre uma massa humana sofrida e desesperada.

Todos os compromissos do mundo podem dar um tempinho para o calendário diário de um pai de família. Nos compromissos do grande executivo deve haver uma anotação diária, nem que seja bem no cantinho da agenda, que a tal hora este pai fecha as portas de seus escritório ou do seu gabinete para atender seus filhos e sua esposa. Nesse instante sublime de encontro com o seus, esse executivo deve fechar os olhos e agradecer a Deus por lhe colocar à disposição pessoas que pensam nele com sinceridade, com admiração e com amor. Todo o resto que circula pela sua orla, são interesses meramente comerciais que lhe garantirão um produto material, mas jamais lhe responderão e alimentarão sua alma que precisa do sentimento de quem lhe tem a estima e a consideração.

Pais de todo Brasil. Eu, como um deles e na condição de um grãozinho de areia numa praia deserta e muito branca – daquelas que poucos homens pisaram – quero formar com todos vocês o cenário ímpar desse precioso mister de ser pai, totalizando uma unidade de propósitos de forma que possa construir com nosso produto (nossa areia) as bases dos edifícios da humanidade, para que o prédio seja o mais alto possível, mas não vergue quando surgir os terremotos.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 08/08/2008
Código do texto: T1118623