No principio
Aburocracia tem uma longa história, embora
Haja um certo exagero em dizer que ela e antiga como o mundo. Aceitando-se a versão bíblica da criação do mundo, e pouco provável que Deus tenha sido obrigado a seguir tramites estabelecido para fazer o Universo do nada - ainda mais em seis dias!
- Faça-se a Luz.
- Espera um pouquinho. Também não e assim. Cadê o requerimento?
- Esta bem. Faça-se o requerimento...
- Só uma via?
- Façam-se três vias.
- Cinco. Uma fica com...
- Esta certo1 Faça-se um requerimento com cinco vias
- Falta assinar.
- Pronto.
- As cinco vias.
Deus suspira e assina as cinco vias, de cores dife¬rentes
O protoburocrata examina a assinatura.
- A firma tem que ser reconhecida.
- Isso e um absurdo!
- Como e que eu sei que você e Deus? Qualquer um pode...
Deus o interrompe com um gesto e, para não atra¬sar a criação, diz "Faça-se um cartório", depois "Faça se uma fila no guichê", etc. E, só para agradar o protoburocrata, cria o carimbo e o protocolo antes de criar Adão. Mas pode-se imaginar a dificuldade que seria para criar Eva de uma costela de Adão.
-Ele, ou alguém da família, tem que assinar uma
Autorização para a extração da costela, senão...
- Eu assino por ele.
- Qual e o parentesco?
- Eu sou o Pai
- Certo. Assine aqui.
- Certo.
- As cinco vias.
- Eu sei!
Com a burocracia, preso a um fluxograma e a todos os requisitos
regulamentares para se criar um mundo-concorrência para o fornecimento de anima is,especificações para cada espécie ("A tromba de um elefante deve ter um mínimo de...") - Deus, hoje, ainda não teria terminado a sua obra. Mesmo porque ainda estaria tratando da escritura do Paraíso.
Mas quem era o proprietário antigo?
- Não tinha proprietário antigo. Eu criei a Terra do nada!
- Humm... Precisamos de duas testemunhas idôneas. Mas e injusta a especulação de que Deus teria se precavido da burocracia, expulsando 0 primeiro burocrata do seu lado antes dele distribuir sua primeira senha - Deus pelo menos teria a vantagem de ser 0 "1" - e criando, assim, 0 Diabo. o burocrata não e um di¬abo nem tem 0 diabo entre seus antecedentes. Pelo con¬tnirio. Na medida em que o diabo é o Príncipe da Confusão, 0 burocrata e um obsessivo pela ordem. Nada atormenta mais o burocrata compulsivo que a idéia da informalidade. Para o burocrata compulsivo não existe o formal ou 0 informal, 0 estabelecido ou 0 improvisado, 0 corriqueiro ou novo, o rígido ou o maleável, 0 oficial ou 0 jeito. Existem os canais competentes ou existe o caos. A compulsão burocrática talvez seja uma característica brasileira para equilibrar a outra compulsão nacional, a do depois a gente vê. Vma coisa existiria em função da outra. 0 nosso notório jeitinho teria nascido da necessidade de driblar a burocracia irremovível. E a burocracia irracional persistiria na nossa vida como uma espécie de contrição pela bagunça. Longe de serem diabos, os burocratas seriam monges que, vez por outra, nos redimiriam com penitencias. Em cinco vias.
E Deus perdoou a Adão e Eva por terem comido do fruto proibido, mas 0 protoburocrata não, e pediu certidão de nascimento, cédula de identidade, CIC, quitaral ao com 0 serviço militar e negativa da Receita Federal, e como Adão e Eva não tivessem documentos, nem bolsos para carrega-Ios, foram banidos do Paraíso e condenados a mortalidade e ao cadastramento geral.