Felicidade instantânea

Não, isso não será uma dissertação sobre aquele CD do CPM22.

Temo que neste instante metade dos leitores tenham abandonado esse texto, mas enfim...

Qual o conceito de felicidade? Um sentimento de bem estar, que normalmente surge quando estamos tranquilos, quando as coisas vão bem e temos estabilidade.

É isso? Vamos além. Vejamos o que o Aurélio (não o sujeito, o dicionário) tem a dizer sobre felicidade: "s.f. 1. Qualidade ou estado do feliz, ventura, contetamento. 2. Sucesso, êxito."

Então, felicidade é o ato de "estar de bem com a vida". Ótimo, demos o primeiro passo. Agora, você saberia dizer o que causa felicidade? Ou ainda, como reconhecer este sentimento?

Fácil falar. Flagrar-se feliz é praticamente impossível. Até porque pessoas felizes tendem a aproveitar melhor o tempo que têm, ao invés de pararem para refletir sobre tais coisas. Mas é comum encontrarmos pessoas que se dizem "felizes". Segundo elas, a vida é sempre positiva, tudo é bom, não há fracassos. Ok, certo. Mas, isso não seria uma utopía? Quero dizer, tal estilo de vida até pode ser possível, mas não será eterno. E além disso: não existe uma pessoa que tenha uma vida completamente favorável. Com certeza todos têm algum fator negativo em sua existência. É provável que pessoas ditas "felizes" ignorem tais fatores, mas ainda assim eles estão ali. O que nos remete novamente ao conceito de felicidade. Se ser feliz é ter êxito, um quadro onde existem acontecimentos negativos não pode ser o de uma pessoa feliz. Então, felicidade é algo inalcançável!

De fato, sob o ponto de vista dos pessimistas, felicidade é uma mentira. Mas então, esqueçamos este conceito de felicidade. Fiquemos só com o sentimento. Digamos que uma pessoa com uma vida estável esteja em constante paz. Ela não se incomoda, mas não festeja. Ótimo. Ela é feliz? De forma alguma. Sua vida pode até ser considerada patética. Ela é rotineira, não tem picos, nem altos nem baixos. Então, estabilidade é contrária a felicidade.

Adiante. Uma pessoa com uma vida ótima. Que tem surpresas agradáveis constantemente. Para quem as coisas dão certo. Ela tem contínuos picos de exacerbada euforia. Raramente reclama de algo, e sempre tem a visão positiva das coisas! Ela é feliz? Nem tanto. Perceba: ela também vive numa rotina e, mesmo sendo esta mais proveitosa do que a rotina da pessoa estável, ainda é uma rotina. Pessoas com uma vida "boas" tendem a sofrer muito com mudanças desagradáveis. Se tudo sempre dá certo, quando algo der errado seu chão acabará. Então, pode-se dizer que esta pessoa supracitada tem uma "felicidade temporária". Até que algo ruim aconteça, ela é felicíssima. Mas quando uma crise surgir, adeus paraíso.

Ótimo, destruímos mais uma esperança. Quem nos resta? Ah sim, o notório azarado. Aquele cara para quem tudo dá errado. Ele também vive numa rotina de tristeza e desconfiança. Prometeram-lhe algo? Até que tenha se cumprido, ele desconfiará.

Notem que ele leva sua vida adiante, mesmo sem grandes alegrias. Agora, qual será sua reação se algo realmente incrível acontecer? Se ele estiver, por exemplo, sentado no seu sofá reclamando da vida quando, sem prévio aviso, seu celular toca e avisam-lhe que seu currículo foi aceito por uma grande empresa, e que ele conquistou um ótimo cargo?

Ele pulará de alegria. Irá contar a todos os seus amigos. Festejar, dizer que arrepende-se de ter blasfemado contra Deus, sentir-se mais belo e mais esperto. Enfim, vai ser feliz. Eternamente? Negativo. Dalí há alguns dias ele voltará à sua rotina de reclames e desgraças, remoendo-se em problemas.

Mas, ele foi mais feliz que todos os outros. Ele teve o que eu chamo de felicidade momentânea, ou instantânea, como quiserem. Uma felicidade pura, gerida por um acontecimento que talvez nem fosse tão explendido assim.

É por isso que eu defendo e sigo essa filosofia de vida: seja tristonho e maximeze seus momentos de regozijo.

É divertido.

Melhor do que ver o lado meio cheio do copo é comemorar por ganhar um copo de Coca Cola como brinde por ter comprado um cachorro quente.

Agora, pergunte se algum otimista se alegraria com isso...