Mendigos, excluídos ou desfiliados?
Perguntaram-me outro dia sobre os excluídos, disse que não os conheço, daí me perguntaram, aqueles mendigos ali, os excluídos do sistema capitalista. Perguntei ironicamente, o capitalismo exclui quem? Aqueles mendigos?
Novamente falaram, sim, excluídos, não queria aproveitar o momento para pregar a teoria marxista qual fala claramente do exercito industrial de reserva, se preferir chame de superpopulação relativa, mas como bom vivente da área social preferi citar Robert Castel quando ele fala dos desfiliados e não excluídos.
Aqueles que servem para servir de piedade para alguns é a melhor forma de persuasão para os capitalistas quando nos dizem “tem certeza que vão fazer greve? E seus empregos?” falei aos que me perguntaram sobre os excluídos que chamo também de desfiliados.
Estes sim são as peças do “xadrez capitalista”, dotados de sua mão de obra cada vez mais barata, amedrontada e por fim, não menos pior alienada.
Chego em casa, ligo a televisão e venho me abastecer de um prato de sopa, engraçado, olhe lá os mendigos, não quero dizer excluídos ou melhor desfiliados em um certo programa recebendo um prato de sopa como o meu. Que alma caridosa, dar um prato de sopa a um desfiliado das loucuras do capitalismo, mas filiado na piedade de quem o desfilia.
Leonardo Koury Martins