Budum Filho
Texto:de Luiz fernando Verissimo
aqui esta mais uma crônica muito legal para quem gosta de Ler.
Uma comissão da assembléia Legislativa do Rio Grande do SuI esteve investigando a violência na TV questão que preocupa pais, educadores e sociólogos e que e bastante controvertida. Qual seria a influencia da violência da TV nos espectadores? Ha¬veria uma relação direta entre o aumento da criminalidade no Brasil e a crescente violência diaria-mente presente nos filmes importados da nossa TV? A TV estaria dando maus exemplos?
Infelizmente, a comissão da Assembléia gaucha não pode ouvir o conhecido facínora Cedenir de Tal, vulgo Budum Filho. Seu depoimento, muito elucida¬tivo, teria sido mais ou menos assim:
Deputado. Conte-nos um pouco da sua vida de crimes, se¬nhor Budum.
Budum Filho. Comecei fazendo pequenos crimes, em casa. Éramos 18 irmãos morando no mesmo barraco e todos criminosos. Eu tinha sete anos, era o caçula. Precisava chamar a atenção, senão não cornia, entende? Ate que um dia consegui chamar a atenção deles. Deputado. O que foi que o senhor fez senhor Budum? Budum Filho. Matei a mãe.
Deputado. Muito bem. O senhor acha que foi influenciado pela TV quando escolheu a carreira do crime?
Budum Filho. Naquele tempo nos não tínhamos TV Depois eu roubei uma e ai, sim, comecei a ser influen¬ciado.
Deputado. o senhor passava 0 dia na frente da televisão, a sua mente, ainda inocente, absorvendo toda aquela violen¬
Cia, e isso? .
Budum Filho. Isso ai, excelência. Passava a noite na rua, assaltando para viver, e de dia ficava na frente da televisão sendo desencaminhado. Aprendi muita coi¬sa com a TV:
Deputado. Por exemplo?
Budum Filho. Aprendi a largar ferra de passar no pé das pessoas e fazer as pessoas engolirem banana de dinamite e depois acender o pavio...
Deputado. Tudo isso em filmes policiais estrangeiros? Budum Filho. Não, em desenho animado. Eu era lou¬co por desenho animado.
Deputado. Mais tarde, já adulto, o senhor continuou sen¬do levado o violência pela TV...
Budum Filho. Exatamente. Morava com um colega de profissão. o Tadeu Arranca-Unha, e um dia tivemos urna discussão por causa da TV: Ele queria ver um fil¬me da Greta Garbo e eu queria ver o teipe do jogo. No fim eu degolei ele e ele ficou quieto.
Deputado. Perfeito. Ate hoje o senhor continua aprenden¬. Novos métodos de violência com a TV não e verdade? Budum Filho. E. Tenho visto uns filmes sensadonais.
Ensinam cada coisa... Abrem o peito do cara e vão di¬retos no coração. Coisas assim, instrutivas. Deputado. Esta serie eu acho que não conheço... Budum Filho. Não e serie. E aquela parte científica do Fantástico. Só estou esperando a oportunidade de por em prática o que eles ensinam.
Deputado. Sr. Budum, acho que...
Budum Filho. Aquela de enfiar uma agulha na cabeça de um ratinho e sensacional...
Deputado. Obrigado, senhor Budum.