Em busca da perfeição

Em busca da perfeição

Modelos altas e magérrimas imperam como protótipos de beleza, um padrão imposto pela sociedade vigente e vendida pelas indústrias.

O que é determinante perante a beleza? Beleza é de fora para dentro ou de dentro para fora? Diante de tais questões a nossa juventude embarca num “barco furado”. Entram em conflitos consigo mesmo em busca de uma aceitação da sociedade, a preocupação frenética com o espelho acaba distorcendo a auto-imagem, esta não sentida e nem percebida, levando jovens a idealizar uma obsessão por emagrecer; até chegarem às doenças chamadas de transtornos alimentares, anorexia ou bulimia. Essa busca pela aceitação tem um efeito contrário: acabam por serem excluídas. Para algumas pessoas essa doença se torna tão grave, levando até ao óbito. Antes da morte, porém, passam por um calvário de dor e sofrimento. Uma expressão nada gentil seria assemelhar uma anoréxica com uma “caveira ambulante”.

Os seres humanos são complexos. Uns querem se igualar aos outros, esquecendo que quando desejamos ser igual às outras pessoas estamos nos auto desprezando. Nossa juventude precisa a-cor-dar. Em todo o seu sentido dar “cor” a vida, sabendo que a beleza não é universal nem imutável.

A beleza exterior se apaga no decorrer dos anos, enquanto a beleza interna é uma virtude, quando cultivada se realça com o tempo.

Não é minha intenção ensinar ninguém como viver, apenas desejo fazer um alerta.

Nós seres humanos passamos por várias transformações, umas agradáveis, outras nem tanto. Cada um sabe, exatamente como é se sentir sozinho no meio da multidão, gritar com todos os pulmões e ninguém ouvir o pedido de socorro, como se tivesse um muro dentro do peito. Certo dia, porém, desperta para a realidade, e percebe que vivia em uma mentira idealizada pela mídia e a sociedade. E se pergunta: “Quem foi que disse que para ser aceita tenho de ser igual a Gisele Bundchem? Ela é maravilhosa. Mas eu também sou!” Quando se para de correr no encalço do vento, percebe-se que voluntariamente ele se achega.

Viver em busca dessa beleza exterior, achando que assim se encontra a verdadeira felicidade, na verdade são formas de mascarar o que de fato se tem para mostrar e oferecer, as qualidades e não os defeitos. A verdadeira beleza é o valor da alma e o caráter nobre.

Deixe de viver em um inferno consigo mesmo, descubra que o céu pode ser dentro de você. Afinal seu corpo é templo de Deus! Quebre esse muro e venha ver que tudo o que você acreditava não passava de marketing, um jogo para te ganhar. Cabe a você por um fim em seu martírio, a não ser que queiras visitar São Pedro mais cedo.

E... Ame, acima de tudo, você mesmo!

Alexya

Junho-2008

Alexandra Dias
Enviado por Alexandra Dias em 02/08/2008
Código do texto: T1109454
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.