À POETA COM CARINHO
Novalis, pensador e poeta romântico alemão (1772/1801). Deixou dito que “poesia é a arte de excitar a alma”; T.S. Eliot (1888/1965), poeta e crítico norte-americano, que se naturalizou inglês, laureado em 1948 com o Prêmio Nobel, disse que “toda grande poesia é uma visão do mundo”; Coleridge, poeta e esteta britânico (1772/1834), propunha que poesia fosse “ as melhores palavras em sua melhor ordem”.
Com a fundição dessa tríplice conceituação, fica dito que , poesia é a arte de excitar a alma com visão do mundo através de melhores palavras em sua melhor ordem
Há quem diga também, que poesia custa quase nada e é como o ar e a água, passa de boca à boca.
Referendada pelos conceitos enumerados, é que afirmo: nós temos poeta. Nasceu aqui nesta minha cidade do Natal e mora bem ali.
Embora, poesia, com foi dito, custe quase nada, mesmo assim, se ela pudesse economizar os seus poemas para formar uma poupança, com certeza, viveria dela pela qualidade do rico acervo.
Fico imaginando, no silêncio da noite, em qual canto de sofá, em qual cama não compartilhada existiriam criaturas solitárias, que por conta de uma dor, de uma saudade, de um amor perdido ou de um amor achado, teriam as mãos ávidas repassando manuscritos à procura de palavras que fossem ao encontro desses sofrimentos. Seriam folhas copiadas , fragmentos de uma crônica escrita numa noite insone...
“... Toda noite a mesma sensação se apodera do meu mundo e me toma os sentidos, como se eles fossem alheio, vulnerável, eu deixo que me tome, arrancando cada soluço contido ou cada sorriso não dado”...
Talvez, quem sabe..., alguém se contentasse com versos soltos...
“Ao meu inimigo peço um favor:
Que percorra todos os cantos do meu amor
Os encantos deixe comigo
São encantados por força do amor”...
...“Transcrevo poemas, copio versos de amores que não são meus
Agora teus
Como amor quando já tem dono
Como beijo devolvido
como corpo dividido...”
Quanto a mim,poeta, prefiro estes teus versos...
“Sofrendo, ou sentindo a dor na alma, tenho um dilema
Me ouvir e deixar de explodir por dentro,
ou não me ouvir e continuar sendo isso que ninguém entende,
Nem eu quero que entendam...
O nome da poeta?
ANA YASMINE CATARINA DE MELO LEMOS
Ou simplesmente... YASMINE LEMOS, senhora dos versos acima transcritos