A destruição do amor
É incrível como as pessoas tentam destruir o amor que sentem umas pelas outras na convivência diária e, muitas vezes, sem perceber. São palavras amargas, grosseiras e ásperas que deixam o outro inerte e magoado perante tais atitudes que poderiam ter sido evitadas.
Por que será que nós, humanos, não conseguimos evitar magoar o outro? Por que será que guardamos tantos ressentimentos e agredimos aqueles que nos amam e procuram se dedicar àquele amor? Infelizmente, somos muito diferentes de alguns animais, entre eles, o cão que ama incondicionalmente o seu dono e, mesmo ao levar uma bronca, se desfaz com carinhos e está sempre ao seu lado para tudo. Será que um cão consegue destruir o amor que um dono sente por ele?
Pois é, um amor pode ser destruído no dia-a-dia, sem que uma das partes perceba. Basta não ter estímulo e respeito com o outro, provocando durante um longo período frustrações e desânimo por parte daquele que ama e se sente ferido, ofendido, agredido e desrespeitado por aquele a quem tanto se dedica. O pior de tudo é que quando o amor acaba não deixa rastros positivos, torna-se amargo e algumas vezes vingativo, transpondo assim, a tênue linha que o separa: o ódio.
Acabar com o amor pode ser mais simples do que fazê-lo crescer, pois não é preciso muita coisa, basta apenas deixar de regá-lo, dando-lhe alimentos crus e insossos, como palavras e gestos que são computados pelo outro a cada minuto, a cada segundo quando se está ao lado de seu destruidor. Quando o amor morre não há arrependimento que o ressuscite, pode haver tentativas, mas serão em vão.
Costumo comparar o amor a um vaso de cristal, que quando quebra não dá para colar e, mesmo que o colemos, sempre faltará um pedacinho e ficará com marcas que jamais serão apagadas, acabando assim, com a perfeição daquela linda peça que decorava a nossa casa, a nossa vida.
Sendo assim, por que não cultivarmos o amor no seu aspecto positivo? Por que não nos policiarmos com relação ao que fazemos pelo companheiro que está ao nosso lado e, que muitas vezes, pode estar perdendo o encanto e a admiração que tinha pela nossa relação?
É triste, mas destruir um amor sem perceber pode ser mais sofrido para o destruidor do que para o destruído, pois este saberá elaborar melhor tudo aquilo que vivenciou. Ao contrário do destruidor que, ao fazê-lo sem perceber, ficará sem rumo e perderá aquele que tanto o amou.
Por isso, vamos prestar sempre atenção às nossas atitudes, não destruindo um grande amor, pois, um dia, poderá ser tarde demais!