Ajeitando o "Jeitinho Brasileiro" de Atuar

É cada vez mais comum, encararmos o errado como certo. Quem de nós nunca se deparou ou presenciou alguma situação onde essa troca foi evidente? Afinal de contas, a questão do que é certo ou errado é meio filosófica, gera inúmeras interpretações e acaba, conseqüentemente, por ser a principal brecha para manifestação do lado mais sombrio do nosso famoso jeitinho brasileiro (aqui intitulado apenas como “JB”). Vocês já pararam para pensar nisso?

Nunca nós necessitamos tanto de regras claras, de um código de conduta que realce o lado mais virtuoso e interessante do nosso “JB”. Na realidade, atualmente o nosso “JB” anda meio apático, para não dizer depressivo, com uma imagem completamente distorcida de si mesmo. O remédio? Humm... Eu poderia encher esse pequeno espaço com muitos tratamentos de reversão desse quadro, mas penso que o primeiro e mais efetivo de todos está dentro de nós mesmos, pois somos nós os genitores desse “JB”, que estamos acostumados a ver. Bom... Em resumo, creio que usar a fórmula do bom senso é o melhor medicamento. Claro que não aquele bom senso que puxa a sardinha para o nosso lado. Falo daquele que procura ser justo nas suas definições e ações, mesmo que elas não sejam condizentes com nosso real sentimento.

O bom senso e o “JB” andam juntos. São parceiros de todas as horas. É quase impossível, encontrar um sem o outro. Mas aí surge uma pergunta que não quer calar: e como formar um adequado bom senso?Paro... Respiro... Reflito... Analiso... Analiso novamente... Epa! O que faço agora?Enrolar?Deus meu, bateu um medo de falar... Humm... Como é bem mais fácil escrever que não tenho resposta para dar... Bingo! É isso! Vamos ser transparente nas nossas atitudes, vamos tentar erradicar essa visão míope e essa cultura enraizada que insiste em transformar o certo em errado e o que é errado em certo. Pizza, gente, é aquela massa recheada com quitutes saborosos e não o desfecho de um fato desagradável marcado pela obscuridade, seguido de impunidade. Você é admirável, “JB”, mas quando tem a intenção de harmonizar e colocar as coisas no seu devido lugar.

Edmary Escobar
Enviado por Edmary Escobar em 31/07/2008
Reeditado em 31/07/2008
Código do texto: T1105495
Classificação de conteúdo: seguro