NADA MUDA
NADA MUDA
Almejamos todos os dias fatos novos que tragam notícias diluidoras. Frustrantes são os noticiários midiáticos com notícias adornadas em fatos corriqueiros que fazem parte do rol cotidiano brasileiro. Lutamos bravejamos, mas a irresponsabilidade hominal parece banalizada na pátria brasileira. A exceção confirma a regra, mas não há regra sem exceção. Fomos tomados de surpresa com o tráfico de órgãos humanos descoberto pela Polícia Federal. Médico e outros meliantes faziam parte da quadrilha, todos presos, mas até quando? Dois errados não somam um - certo. Não há ninguém tão ruim que não tenha alguma virtude. Lendo e pesquisando a cata de boas notícias vejo coisas que talvez só aconteçam aqui entre nós. A médica-legista do Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba, Lubomira Verônica Oliva, está sendo acusada de remover órgãos de cadáveres não identificados. A polícia encontrou três corações e vísceras humanas no porta-malas do carro dela. As investigações partiram do próprio IML que começou a desconfiar da funcionária, devido a atitudes suspeitas. Segundo o tenente Mário Sérgio Garcez, da diretoria do IML, a médica saía quase todos os dias do IML com uma caixa de isopor. As polícias militar e civil, que participaram das investigações iniciadas em fevereiro deste ano, estão com imagens de monitoramento interno que mostram as saídas da médica do local de trabalho.
Presa em flagrante, Lubomira foi encaminhada à Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e autuada por remover órgãos humanos sem prévia autorização. A doação de órgãos ou corpos só é autorizada pelo IML após o prazo de 30 dias para apresentação de familiares, no caso de corpos não-identificados, e mediante autorização judicial. (Bondenews notícias). Em que país nós estamos My God? É triste e lamentável convivermos com fatos deletérios como este: “Preso ex-chefe de transplantes de hospital do Rio”. Aliás, o Rio de janeiro tem se tornado o centro das atenções da população brasileira e mundial. O ex-chefe da equipe de transplantes hepáticos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Hospital do Fundão, na Ilha do Fundão, subúrbio do Rio de Janeiro, foi detido por agentes da Polícia Federal nesta manhã. Além de Ribeiro Filho, os médicos Eduardo de Souza Martins Fernandes, Giuliano Ancelmo Bento, João Ricardo Ribas e Samanta Teixeira Basto são suspeitos de desviarem órgãos de 2003 a 2007, preterindo a lista nacional de transplantes de fígado. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça os cinco médicos, que vão responder por peculato, crime de desvio de recursos ou bens por servidor.
A - pedido do MPF (Ministério Público Federal), a 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro expediu um mandado de prisão preventiva contra Joaquim Ribeiro Filho e nove mandados de busca e apreensão. Eles foram cumpridos pela Polícia Federal nesta manhã na operação batizada de Fura-Fila. A denúncia, proposta pelo procurador da República Marcello Miller, foi recebida pela Justiça, dando início ao processo penal. O procurador considerou a prisão preventiva de Ribeiro Filho, necessária à ordem pública e ao curso do processo, pois ele usaria sua influência sobre a equipe de transplantes hepáticos para dificultar a apuração dos fatos. O MPF conseguiu na Justiça que os outros denunciados fossem temporariamente proibidos de fazer transplantes hepáticos. (Fonte: JB Online). É duro, triste convivermos com fatos dessa natureza. O nosso país chegou a uma condição tão aniquiladora que não confiamos mais em ninguém. Ficamos envergonhados com a maioria de nossos representantes que deveriam lutar pelo bem-estar do povo e alçar um lugar mais alto para nossa nação. O que se vê é a ambição pelo vil metal, o orgulho exacerbado, o egoísmo gritante e o materialismo sem fim. Querem tirar proveito de tudo seja como for, não importando o “Modus Operandi”.
Uma avalanche de corrupção Causa Cáusica que tem origem nas classes mais beneficiadas, parece que o vírus do ganha fácil se instalou em definitivo em todas as instituições e o cenário brasileiro vai enegrecendo com ações comburentes de autoridades do mais alto escalão e as arestas são alargadas com o furor da ganância que tomou conta dos homens que deveriam dar bons exemplos para as camadas menos privilegiadas. Parece uma crescente fascinação à medida que os homens se aproximam do poder e se deixam envolver por ações criminosas em proveito próprio. A situação dolorosa vai continuar, pois apesar de existirem leis, elas não estão servindo para nada. O Brasil deveria ser - um buril - e seu povo conducente, mas o comburente desejo de enriquecimento fácil transforma nossa querida nação em desconexos desejos de inspiração do mal. “Brasileiro não verá nenhum país como este ama com fé e orgulho a terra em que nasceste”. Infelizmente, o amor sumiu, tomou doril.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE