CONVERSA COM O ESPELHO

Hoje resolvi ter uma conversa comigo mesma. Olho no espelho e vejo uma senhora. Não consigo me ver idosa. Também pinto o cabelo, fiz plástica, passo creme no rosto. Quantos anos tenho eu? Se contar os anos desde que nasci, até hoje... ih! Tenho muitos anos! Quando eu era menina, jovem - uma velha na minha idade - seria uma anciã, caminhando para a caduquice. Olho no espelho e não consigo me ver assim.

Lembro-me, agora, de que minha mãe com seus quarenta e cinco anos, quando andávamos pela rua, me dizia: - Mostra-me uma pessoa da minha idade para eu ver como estou.

Não consigo me enxergar velha. Estou igualzinha minha mãe. Melhor até. Nem preciso fazer perguntas, nem me interessa o que pensam. Com quase o dobro da idade da minha mãe, sinto-me jovem; mais cheia de sonhos e planos do que aos dezoito anos. Mais feliz, também. Sei por onde ando, o que quero, e derrubei todos os pecados capitais. Não tenho inveja, ira, gula, soberba, luxúria, avareza, preguiça. Estou de bem com a vida! Consigo lidar com problemas de relacionamentos de marido, filhos, amigos. Levo tudo numa boa. Olho o meu próximo como a jóia mais preciosa que possuo. Amo, verdadeiramente, todas as pessoas, de todas as raças, de todas as cores, de todas as idades, de todas as religiões e crenças, de qualquer nível social. Não faço diferença entre o presidente da república e a pessoa que me serve como doméstica. Amo, mesmo, de coração a todos os seres humanos. Amo os bons e os maus (dos quais tenho pena!). Amo os animais, os vegetais (como converso com eles!). Amo até os minerais e imagino que possuam uma alma.

Agradeço a Deus por me permitir viver tanto e o grande aprendizado neste planeta terra. Agradeço pelas alegrias! São tantas! Pelos sofrimentos que venci e, com eles aprendi, tornando-me pedra bruta, lapidada. E como me fizeram crescer como pessoa! Espelho, espelho meu! Como dizia a madrasta de Branca de Neve, existe alguém mais jovem do que eu?!

Maria Eneida
Enviado por Maria Eneida em 29/07/2008
Reeditado em 19/10/2008
Código do texto: T1103736
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.