AGOSTINHO DA SILVA (13-2-1906 a 3-4-1994)

Filósofo, poeta, ensaísta. Dentro do pensamento Panteísta, Milenarista

Ético da Renúncia, foi defensor da liberdade. Era um Filósofo prático, dentro do significado de palavra. Estudou na Faculdade do Porto Filologia

Clássica. Começa a publicar alguns textos na Revista Seara Nova. Segue para Paris como bolseiro, onde estuda na Sorbonne e no Collége de France. Regressa a Portugal para leccionar em Aveiro É demitido em 1935 por ter se recusar a assinar uma carta a declarar que não pertencia a nenhuma sociedade secreta (subversiva); lei Cabral destinada aos funcionários do Estado. Cria entretanto O Núcleo Pedagógico Antero de Quental. Continua a publicar mais textos, por isso é preso pela polícia, em 1943.

Emigrou para o Brasil de 1947 a 1969, onde se exilou por oposição ao regime do Estado Novo. Começou a trabalhar no Rio de Janeiro, dando aulas na Faculdade Fluminense de Filosofia. Em 1954 ajuda Jaime Cortesão na organização da Exposição do 4º. Centenário da Cidade de São Paulo. Foi assessor do Presidente Jânio Quadros para com politica externa (1961). Participa na formação da Universidade de Brasília, despedindo-se assim do Brasil.

Regressa a Portugal em 1969, onde ainda grava 13 programas para a

RTP. Intitulados “Conversas Vadias”. Morreu em Lisboa em 1994.

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 21/07/2008
Reeditado em 04/05/2011
Código do texto: T1090063