SEGREDOS E MISTÉRIOS
 
Na realidade ele era assim. Porque não dizer o melhor deles todos. Nascera de uma família pobre e durante algum tempo na sua vida lutara para ter uma vida melhor para ele e os demais. Sempre gostou de estar entre os primeiros. A sua profissão aprendera com um dos seus tios. E aos poucos galgava melhores dias. Com muito esforço aprendeu a ler e escrever. E assim deixara sua terra para ir morar numa cidade grande.
 Nunca tinha visto nada tão igual. Uma cidade que por nada se compara ser, aquela que o mesmo convivia. Que pra chegar até o centro da mesma leva algumas horas, altas horas. Bem diferente daquela que pra ele certamente guardara seus segredos e mistérios. Como assim certo dia também ouvira falar muito dela diante de um rádio que para todo canto o acompanhava. Mas de um modo ou de outro tivera alguma sorte. Mesmo passando por muitos percalços na vida. Fora assim que conquistou logo o coração daquela professora que muito o ajudou. Mostrou pra ele todos os caminhos e por certo algo mais que dentre tantos tivesse um melhor desempenho. Por sinal uma mulher linda e morena como todas que nasciam ao norte de seu país. Fazia e desfazia tudo para melhor agradá-lo. Porém, só mesmo se preocupava com as manchetes que saiam em revistas e jornais.
Ele aprendera na cidade grande a lutar pelos seus semelhantes e conseguira ter de todos, respeito. Pois, tudo que assim alguém dizia a polícia certamente logo repreendia. Naquela época era um verdadeiro caos. Mas nosso amigo por certo se achava corajoso e enfrentara para bem dizer toda a intempérie. E numa lógica mais que inocente perfilava dentre os demais.  Até que certo dia chega a um alto posto, quando por suposto designaram a ele a patente de general, o manda-chuva.  
Aquele, Paraíba, que todos os tratavam com menosprezo não vivia mais. Com muito esforço driblara e, assim conseguira dentre tantos outros ser o líder de um povo.