Manoel de Oliveira - Decano dos Cineastas

Manoel Cândido Pinto de Oliveira (Porto, 12 de Dezembro de 1908) é um cineasta português, que viria a ser tido como o mais velho realizador em actividade no mundo, com trinta e duas longas-metragens.

Filho de uma família de industriais abastados. Educado num colégio de jesuítas na Galiza, viveu a adolescência a sonhar ser actor. Tinha 20 anos quando ingressou na escola de actores do cineasta italiano radicado no Porto, Rino Lupo, um dos pioneiros do cinema português de ficção. Começou como actor 1928 em “Fátima Milagreira”, realizador de curtas metragens 1931 com "Douro, faina fluvial" e posteriormente 1942 a grande metragem "Aniki-Bobó". Entre estas datas continuou a filmar pequenas metragens e foi actor no filme A Canção de Lisboa, segundo filme sonoro Português. Daí até aos nossos dias, com raros intervalos, continuou e continua a filmar. Recebeu em 2008 o Prémio Mundial do Humanismo. No Museu de Serralves e na Casa da Música no Porto estão a decorrer no âmbito da comemoração dos seus 100 anos várias iniciativas. Ao mesmo tempo a 12 de Julho abriu no Museu de Arte Contemporânea a maior exposiçâo portuguesa sobre o cineasta, mais reconhecido internacionalmente do que em Portugal.

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 16/07/2008
Reeditado em 11/12/2008
Código do texto: T1082924