Cinema às ordens

O cinema Miramar ainda existia. A ex-mulher havia se mudado para o bairro Passo da Areia para morar numa casa mista com oito peças. Estava feliz com o final do casamento. Haviam comprado a felicidade da separação judicialmente. O seu consultório de médico psiquiatra ficava na rua Dr. Flores e estava sempre cheio. A carreira de psiquiatra valorizava o seu dinheiro. O cilindro amassador de neurose social do sistema arrecadador servia para alguma coisa. Estava livre para percorrer os lançamentos dos cinemas cheios de estréias. Gostava de assistir apenas aos filmes impróprios para maiores de dezoito anos. Era normal.

No Cine Marabá as sessões eram as sete e trinta e as nove e trinta horas. Passava um filme com David Niven chamado “O Otário e a vigarista”. Estava em cartaz também no Baltimore. Já no Cine Orfeu o cartaz era o “Bufalo Bill”. No Rex estreava uma película realista do cinema alemão (notável estréia) chamado de “Mentira sublime” com Ulla Jacobsson, Franca Parisi, Wolfgang Neuss proibido para menores de dezoito anos. O filme alemão tratava de lição à juventude. Juventude que atirava os melhores anos da existência no vício e na frivolidade.

Graças ao jornal que tornava as pessoas menos desinformadas ficou sabendo com entusiasmo a programação do dia no cine Carlos Gomes. O Cine Carlos Gomes apresentava a história dos mais jovens e arrojados pistoleiros. Havia destemor, ação, suspense e violência totalmente impune pelo preço de uma única entrada! Proibido até quatorze anos.

Enquanto os cientistas procuravam explicação para a atração física ia ao cinema atrás das respostas. Bebia ilusões do esquecimento no escuro. Há felicidade no esquecimento e a melhor delas. A uterina felicidade do abandono confortável. No escuro do cinema as mulheres apresentavam espantosas possibilidades ocultas. Estava de olho numa senhora gorda e loura sempre na fila do Cine Pirajá mastigando mariola com os lábios rubros de batom.

Certa vez ousou ficar atrás dela na fila e lhe ofereceu pipoca. Era a estréia de James Dean em “O Gigante” com Elizabeth Taylor.

Seria a nova mulher durante o resto da sua vida.