A Cor do Amor
Ontem assisti ao filme “Fim dos Tempos” que é ótimo para desencadear reflexões e discussões sobre as atitudes que temos perante a natureza em geral. Como nós lidamos com os animais (humanos ou não) e com as plantas? O que nós temos feito de bom ou de ruim em relação ao espaço que nos cerca?
O filme tem como premissa a natureza se rebelando contra a humanidade, aniquilando os homens antes que eles acabem com ela. Uma neurotoxina invisível passa a compor o ar que respiramos e as pessoas começam a se suicidar. Claro que à primeira vista isso parece absurdo.
Mas relembrando algumas coisas mais reais e mais cientificamente explicáveis, o que seriam os terremotos, os tornados, a grande incidência de câncer, entre outros fenômenos atuais, se não uma forma de revolta da natureza? Tudo isso não deixa de ser resultado das nossas ações.
Paralelo a isso, o filme também aborda a relação entre as pessoas em meio a esse caos. Há um casal protagonista da estória que, num certo momento, se vê encurralado numa casa para tentar se proteger da toxina. O personagem masculino possui um anel daqueles que troca de cor dependendo do humor da pessoa que o usa. Em determinada cena, a namorada pergunta a ele: “Que cor representa o amor?” e ele responde que não lembra, como se estivesse se dando conta de que esse sentimento está sendo esquecido e abandonado por causa da loucura em que se transformaram o mundo e as nossas vidas.
Tudo isso parece uma grande bobagem, mas eu considero importante pensarmos sobre o que estamos fazendo com o nosso mundo, com o nosso espaço e com as coisas e pessoas que nos cercam. Eu aposto que muita gente, hoje, não pensa no amor, não o considera essencial e não sente falta dele.
Existem pessoas que não amam a alguém, que não se amam, que não amam aos animais, que não amam a todos os tipos de vida existentes em nosso planeta. Pessoas que acham que jogar um lixinho na rua, não separar o lixo seco do orgânico, usar desenfreadamente sacolas plásticas de supermercado ou gastar água por qualquer bobagem durante horas não fará diferença alguma no futuro. Tudo isso é falta de amor, sim.
Será que chegará o dia em não conseguiremos mais lembrar o que é o amor? Que cara ele tem? Que cheiro ele tem? Que gosto ele tem? De que cor ele é? Você ainda sabe de que cor é o amor?