S I N I S T R O

Certas coisas são imprevisíveis, outras são notórias. Evidente. Algumas, necessárias, outras, supérfluas, e sigo desfilando neste mundo de novidades antigas.

Notícias não param de chegar, e sigo apostando nos imprevistos e nas casualidades, desaguando neste mar de acontecimentos alarmantes, gritos de socorro.

Vários choques, um caminhão de atritos, uma imensidão de questionamentos entre o céu e a terra, este é o meu mundo, emprestado, até quando, não sei.

Caminhava, como de costume, entre as árvores e os zumbidos das cigarras, quando fui atacado por uma tromba dágua, uma chuva torrencial que inundou minhas projeções para o resto do dia. Voltei para casa encharcado de água e lamentação.

Noutro dia foi o afogador do carro que grilou, empacou, e não saí do lugar, nem que a vaca tussa. Nestes momentos, nada parece ser o que é. Nada é original.

E na tribuna, os oradores oram, se ajoelham, choram, gritam, envaidecem os camaradas dos dois lados, direita e esquerda, e eles, no meio.

Não é uma loucura a insanidade? Pois vá se acostumando, isto é só o começo. Muita água ainda vai passar por baixo e por cima desta ponte, antes dela cair.

O tempo está fechado, as cigarras estão griladas, os loucos estão orando, os inconsequentes estão nas tribunas, os camaradas estão sonhanhdo e os civilizados estão degladiando-se em discussões evasivas. Para eles, os outros, somos nós.

As notícias de ontem são as mesmas de hoje, com um retoque de modernidade e um pouco de romantismo, para agradar o paladar de quem vai consumir. Para uma melhor digestão, nada como uma pitada de hipocrisia. Colorir a realidade, para enganar mais facilmente. Quem está sendo enganado e quem está enganando? se TODOS são do mesmo time, fazem parte do mesmo jogo.

E assim caminha a humanidade, tropeça, cai, levanta. Os três tempos, somados, leva ao infinito.

Somos causa da mesma consequência. Mistura heterogênea da mesma fórmula que não deu certo. A autodestruição é só uma entrada e a única saída, engenhosamente tramada, não sei por quem. Mas o final, todos sabem. Vai ser um deus nos acuda.

florencio mendonça
Enviado por florencio mendonça em 12/07/2008
Reeditado em 05/05/2015
Código do texto: T1077285
Classificação de conteúdo: seguro