O Que o Amor Pode Fazer

Do mesmo filme “Páginas da vida”, da década de 1950, eu me recordo de uma parte do filme, que era composto por quatro histórias. Não me recordo dos nomes dos dois artistas que interpretaram aquele bonito enredo, que poderia ter sido tirado da vida real.

Em uma cidade do leste dos Estados Unidos vivia um casal, ainda sem filhos. Ela trabalhava em um escritório e ele era um metalúrgico. Viviam um grande amor, mas ganhavam muito pouco. Além do aluguel dos dois cômodos onde moravam tinham as despesas normais do casal. Era a década de trinta. Anos difíceis para todos os americanos. Então, pouco sobrava. Mas o amor sincero de ambos a tudo superava.

Ele tinha um relógio de bolso, presente do falecido pai, mas não tinha uma corrente digna do relógio que era de ouro.

Ela possuía um cabelo muito bonito que as cabeleireiras da cidade viviam a atormenta-la para lhes vender um pouco, para que pudessem fazer arranjos em mulheres da alta classe, que tinham cabelos horríveis, mas ela relutava.

Vinha se aproximando o Natal. Ele então pensou que nunca havia dado a sua esposa uma fivela digna de seu cabelo. Ele, então, vendeu o seu relógio de estimação e assim comprou uma fivela de ouro para a sua amada. Ele daria o presente na noite de Natal.

Ela, por sua vez, também pensou quase igual e em segredo foi a uma casa de beleza e vendeu o seu cabelo, que era comprido atrás, e recebeu uma importância compensadora pelo cabelo, e comprou uma corrente de ouro que daria ao seu amado, também na noite de Natal.

Na noite de Natal ele pegou a fivela de ouro e entregou à sua esposa com muito carinho, pois ele não sabia que ela havia cortado o cabelo visto estar sempre com um lenço na cabeça.

Então, ela pegou a corrente de ouro que era para o relógio e abraçando o esposo com muito amor disse: “Este é o meu presente de Natal”.

Então ambos ficaram por alguns momentos parados e se olhando muito emocionados. Então ele, tomando a iniciativa disse: “Eu te agradeço do fundo do coração, mas eu vendi o relógio para comprar a fivela para o seu cabelo”. Então, com lágrimas nos olhos, ela tirou o lenço da cabeça e falou: “Eu vendi a parte comprida do cabelo para comprar a corrente para o relógio”.

Naquele momento eles se abraçaram com muita ternura e foram até a janela que dava para a rua e ficaram ouvindo uma música de Natal que vinha de uma grande loja que ficava perto da sua casa, A música dizia:

Noite Feliz, Silencio e Paz

É Jesus Quem nos Traz.

E foram dormir muito felizes, com o amor renovado e fortalecido pelo sublime gesto que tiveram.

Laércio
Enviado por Laércio em 12/07/2008
Código do texto: T1077177