Prostituição:alternativa de vida?


A mídia é surpreendentemente fantástica. Numa sexta feira ela age como uma mãe nos premiando com um programa falando sobre o envelhecimento e a maneira mais saudável de se envelhecer.Nos traz dicas de gerontólogos famosos, professores de educação física, nutricionistas, psicólogos etc e até nos mostra o belíssimo exemplo de uma cidadã que chegou aos noventa e três anos de idade morando sozinha, fazendo todas as atividades domésticas sem apresentar nenhuma queixa .Na semana seguinte age como uma madrasta nos chicoteando com uma reportagem sobre a prostituição, garotas de programa e a vida cansada de uma senhora que chegou aos setenta e três anos de idade usando o seu corpo como uma forma de ganhar dinheiro.Segundo a mesma o seu ponto preferido sempre foi a praça da Sé em São Paulo.

Há quem pense e até declare em alto e bom tom que a vida de uma prostituta é uma vida fácil. Em tempos passados elas eram chamadas mulheres de vida fácil. Fico pensando com os meus botões quais as facilidades que elas possuem em relação às outras profissões?! Enfim, como dizia a minha mãe, cada cabeça é um mundo! E é mesmo!!

Voltando à senhora da Praça da Sé, aquela com setenta e três anos de idade, a mesma declarou que se prostitui desde os dezessete a fim de ganhar o seu sustento.Fiquei imaginando como alguém numa faixa de idade já tão avançada se submete a este tipo de comportamento? Puxa vida!! Será que nunca passou pela cabeça desta criatura buscar um outro tipo de atividade como ser doméstica, cuidar de criança, acompanhante para alguém que viva só , vender doces,ou sei lá o quê!! Não que eu esteja a julgá-la, longe de mim tal pensamento. Mas fico imaginando os riscos que ela deve estar correndo quando se propõe a este tipo de atividade. O risco de encontrar pela frente um indivíduo psicopata que lhe fira não apenas a sua dignidade mas a sua carne já bastante sofrida e até possa lhe tirar a vida num gesto de desatino. 

Observei-a atentamente; baixinha, mirrada, cabelo branco, face enrugada, olhos vivos e perspicazes.Tinha que sê-los! São cinquenta e seis anos de prostituição.Uma vida!! Percebi sob a pele desidratada , enrugada qual a casca de um maracujá abandonado em uma gaveta por longo tempo, os resquícios daquela que outrora teria sido sedosa qual uma pétala de rosa. Sob as vestes baratas sem atrativos pude enxergar o corpo de uma mulher jovem, exuberante e belo a oferecer-se de maneira destemida por saber-se bela e atraente. Junto aos passos ora lentos e cansados, porque não dizer tímidos, ví nitidamente pés calçados em sapatos salto alto, caminhando com desembaraço e altivez em busca do seu trabalho.Eram traços de uma beleza física mortiça que o tempo encarregou-se de descolorir. Nos seus olhos que foram bem focalizados, ví a  beleza espiritual desejando sobrepujar toda a sua existência, abraçando desde o início da sua vida até alí.Uma beleza gritante por ser verdadeira, não fugaz como a beleza carnal. Uma beleza Idêntica à beleza duma flor agreste nascida sobre um terreno inóspito que luta para sobreviver sob o sol inclemente .Era a sua real beleza, imaculada, pura!!

Quando ela disse ao repórter que estava esperando se aposentar para deixar aquela vida pois ninguém merecia aquele tipo de vida, eu me questionei: - que país é este em que vivemos onde os idosos se prostituem numa idade que já ultrapassou o tempo de aposentadoria que tem de fato e de direito? Que grande metrópole é esta meu Deus que assiste impassível a tamanho descaso?Onde estão os responsáveis pelo cidadão que não tem mais familiares e vive à mercê de sí mesmo? Será que tomaram alguma atitude em relação a esta criatura?Será que ela tomou alguma atitude em relação a sí mesma?Não sei não... Estou até agora,perplexa!!




bjs soninha