Os valores e a Sociedade

Certo dia me disseram que o mundo havia perdido os valores. É engraçado ouvir isso, pois nunca compreendi o que são os valores para eles.

Não entendo porque pregar tanta coisa se na hora da ação o discurso se inverte, a prática deturpa a fala. É estranho olhar para o mundo e ter uma visão de décadas passadas, achar que tudo segue retilíneo e uniforme, querer que o mundo seja como era no tempo dos nossos pais, avós ou sei lá qual entidade familiar.

O questionamento parte da tese de que todos evoluimos, mas será que todos acham que só existe uma evolução física? Por que tanto preconceito numa sociedade como a de hoje? A barreira já foi quebrada e mesmo assim existem pessoas que execram outras por se acharem melhores, superiores dentre outros adjetivos. Como em uma país multicultural e multiétnico como o nosso pode haver preconceito com o negro, se não há mais um branco "puro", a miscigenação já aconteceu, e as mesmas pessoas que lá trás impuseram esse conceito social de preconceito, foram as mesmas que se renderam aos prazeres da carne com os marginalizados. Assim como não há porque fazer o mesmo com homossexuais, se ontem houve uma luta contra a ditadura e liberdade de expressão, porque não haver uma liberdade sexual?

Será que os erros passados não nos mostram nada? Será que viveremos um ciclo vicioso e não aceitaremos os novos pensamentos?

Até porque é muito fácil falar de valores morais, éticos, porém interpreto-os como valores mesmo, pois cada um tem seu preço, vivemos numa sociedade muito fácil de corromper, ora por dinheiro, ora por interesses pessoais.

Porém somos acomodados, enquanto vivemos esse anacronismo de paradigmas, continuamos sentados frente a nossas TVs assistindo a novela e bordando, como se nada acontecesse ao nosso redor.

Rafa Mascarenhas
Enviado por Rafa Mascarenhas em 09/07/2008
Código do texto: T1073078
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.