O REVERSO DA MEDALHA
O REVERSO DA MEDALHA
O Rio de janeiro tem se tornado uma cidade sem lei. Entra governo, sai governo e a situação de penúria continua. O tráfico é o grande vilão da história. A decadência dos organismos sociais tem um culpado, todos sabem, mas ninguém toma providências. A pobreza e a miséria norteiam os caminhos do Brasil, e os escaninhos maltratam, transformando população brasileira numa sociedade ansiosa, medrosa e sem defesa. Para as barbáries que fazem parte do écran cotidiano das grandes e pequenas cidades brasileiras nenhuma atitude rigorosa é tomada e vão levando com a barriga. Não estamos aqui para julgar nem defender ninguém, mas para emitir opiniões, visto que se existe “democracia” no país, esse direito é de plenitude. Lamentamos a morte do pequeno e indefeso João Roberto Amorim Soares, de três anos, na noite de domingo (seis de julho) na Tijuca, Zona Norte do Rio. Perder um filho numa situação drástica é de estarrecer.
É plenamente aceitável o desespero e a revolta dos pais da criança, aliás, onde estão os impostos que eles pagam? A mídia nos últimos anos tem se tornado um organismo onde o sensacionalismo predomina.
O poder de julgar pertence à justiça e não a nós. Se a justiça dos homens falha, a Divina não. É muito fácil um governante fazer charminho nos Meios de comunicação, dizendo que vai expulsar os bandidos que causaram a morte de uma criança inocente numa operação policial infeliz. Demagogia pura. Todos sabem que o Comandante Supremo das Polícias Militares são os governadores dos Estados. Quando um subordinado erra o comandante não se exime de culpa. Afinal ele está ali para quê? Vejam: “criança é arrastada até a morte por assaltantes”. O Brasil tem acompanhado o império da morte sobre o Rio de Janeiro, como a mais recente. Há mortes, ocasionadas por uma política de segurança pública equivocada, de todos os lados e todos os dias.
“As polícias, militar e civil, do Rio de Janeiro são compostas, em esmagadora maioria, por verdadeiros heróis, pois diante dos baixos salários e do pouco treinamento, procuram colocar em prática, da melhor forma, sua gloriosa missão - defender o cidadão”. Diante de mais uma tragédia no Rio, tenta-se a todo custo, atribuir totalidade da culpa aos policiais. Que eles são culpados por muitas tragédias, isto é sabido, no entanto, a culpa maior vem de cima. Vem do Governador que não prestigia a polícia, pagando-lhe um baixíssimo salário - um dos mais baixos do Brasil - e não lhes dando treinamento adequado. Não adianta vir agora o Governador e o Secretário de Segurança Pública utilizar-se de frases de efeitos, tentando eximirem-se de culpa e jogarem os policiais no fogo. “Não, não adianta”. Senhores estas acusações não são nossas estão inseridas num site de nome Holofote, e se intitula: “uma análise cristã do cotidiano, por Paulo Teixeira” (RJ).
Muitas críticas de autoridades contra ações da Polícia Federal na prisão dos três corruptos. Diziam que houve exageros e que as “crianças” não deveriam ter sido algemadas. Ficamos a pensar como será a geração brasileira no futuro. As drogas rolam soltas, a prostituição infantil aumenta a prostituição adulta também, medidas educativas são esquecidas e a solução mais viável é penalizar ainda mais o combalido bolso do consumidor. Nem duas balinhas contendo licor o motorista pode saborear, que será autuado, preso, carro e carteira tomadas e ainda terá que pagar mais quando for liberar seu carro. Meu Deus que país é este. A polícia prende e a justiça solta.
Aqui no Brasil temos de tudo, menos punição para ricos e poderosos. A Trindade social arqueja, geme e entra em estado de letargia. De quem é a culpa pelas intensas e imensas mortes de bebês na Santa casa de Misericórdia em Belém do Grão Pará? Das crianças, dos menores que estão nas ruas, dos pedófilos que não são punidos, da liberação do jogo do bicho, que é contravenção penal, das prostitutas e dos travestis que fazem trottoir nas ruas principais das grandes cidades, dos - flanelinhas ameaçando motoristas indefesos. Da facilidade em que encontram gringos para entrarem no Brasil, enquanto cidadãos de bem são proibidos de adentrar em outros países. Vemos moças de classe média, universitárias vendendo seus corpos em sites da internet para custear seus estudos, e por trás de tudo isso, os exploradores dessas jovens enchendo os bolsos e engordando suas contas bancárias, mas nenhuma atitude é tomada.
É triste ter que engolir e vomitar todas essas mazelas, enquanto isso, famílias de policiais mortos passam por privações em todo Brasil.
Policial no Brasil é tratado como animal, pois pelo que ganham só podem morar em guetos e favelas. Nas favelas moram pessoas de bem, mas são nesses locais que meliantes, traficantes se escondem para praticar seus delitos e seus instintos bestiais. Enquanto isso acontece, nosso presidente ganha fama e vai para o Livro dos Recordes como a autoridade de um país que mais viajou em toda história política do mundo. As eleições vêm aí e milhões e milhões serão gastos, mas se sabe que o cenário não mudará, pois as mesmas faces, as mesmas caras estarão nos enganando novamente.
Outro assassino poderoso ainda está impune, o Aedes aegypti, o governo que não tem capacidade nem força para exterminar um mosquito, vai encontrar força aonde para resolver os insolucionáveis problemas brasileiros. O Brasil hoje é com certeza uma nau sem rumo perdida num grande oceano e seu comandante burlado e enganado pela péssima assessoria que tem, e como afirma o dito popular de que o homem é o produto do meio, ele se imanta nessa enxurrada dorida também.
Veja as coisas como são: muitas pessoas não podem se submeter a - concursos por não possuírem o ensino fundamental completo, mas estamos sendo governados por um cidadão desse quilate. Temos pena da geração futura, pois a nossa vai ter que suportar até a morte as inescrupulosas ações daninhas de nossos representantes que os colocamos lá através do voto popular. Meu Deus tenha dó de nós brasileiros, pois os homens de boa vontade sumiram do mapa foram exterminados, tragados pela incompreensão e julgamentos exacerbados da mídia brasileira que só pensa o dia todo nos picos de audiência. Quem patrocina o rico carnaval no Rio de Janeiro? No Brasil - viva o luxo e morra o bucho. Já que o Brasil vai ser sede de uma Copa do Mundo de futebol, o governo do Rio de Janeiro deve muitas explicações a FIFA (A Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional de Futebol (FIFA)).
As Forças Armadas já conseguiram desarmar e se a Polícia Federal continuar prendendo e algemando corruptos pode receber seu castigo. Um parlamentar sai para os cofres públicos aproximadamente 12 milhões de reais por ano e quem paga essa gente para nada fazer? Os consumidores. Pensem nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE-AOUVIRCE