CENAS DE UM SÁBADO A TARDE

Ás vezes me pego pensando em momentos vividos ao lado da família.

Lembro-me de uma certa tarde de domingo inicio dos anos 80 , eu deveria beirar os 13 pra 14 anos.

Estávamos todos em casa conversando na varanda, minha casa era térrea com uma pequena mas aconchegante varanda no jardim. Era um tempo onde as pessoas passavam horas apenas admirando a rua ou cumprimentando vizinhos...

De repente, um senhor muito bem vestido, num terno de linho azul, de fundo uma impecável camisa branca e gravata contrastando os mesmos tons.

Pediu passagem com um agradável e firme boa tarde e foi-se chegando até nós.

Meu pai, sempre solícito adiantou-se e em retribuição a tão agradável boa tarde foi ter com o mesmo.

Era um vendedor !

Naquele tempo vendedores porta a porta era algo comum e corriqueiro.

O homem vendia panelas, e tirou de sua moderna maleta 007 ( algo avançadíssimo á época ) um catálogo repleto de conjuntos de panelas dos mais variados tamanhos e utilidades.

Era um sem fim de opções em acessórios e brindes que a tentação crescia a olhos vistos.

E como falava o tal vendedor:

- As panelas Barros de Deus são as mais resistentes do mercado

Espera aí... Barros de Deus ?

Segurei um riso contido, mas a semelhança de trocadilho com a criação era inevitável.

Meu pai sem a mesma reticência de modos resolveu perguntar:

Por que esse nome amigo ?

Por acaso essas panelas assim como nós, vem do barro e para o barro voltarão ?

Confesso que meu rosto se cobriu de vermelho, as bochechas incharam e o riso até então contido, explodiu em imensas gargalhadas que foram seguidas por todos ali presentes.

O homem até então solicito, enrubesceu e trancou-se feito carranca.

Levantou de um impulso só fechando a pasta. Com dedo em riste apontou para todos dizendo:

- Nunca em minha vida imaginei ser tão ultrajado. Onde já se viu colocar as sagradas escrituras num conjunto de panelas.

Aquele vendedor de aparência impecável saiu sem olhar trás, e eu tive a certeza que nem na nossa rua ele passaria mais.

Voltamos pra varanda e entre comentários irônicos e piadinhas sem graça, um cartão jogado ao chão chamou-se a atenção.

Nele estava escrito:

JOAO BARROS DE DEUS

fabricação e vendas

luis lopes
Enviado por luis lopes em 04/07/2008
Código do texto: T1064669
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.