O "resgate" de Ingrid Betancourt

Presa pela guerrilha colombiana há seis anos, Ingrid Betencourt foi resgatada pelo exército daquele país, com mais 14 prisioneiros, sem que fosse disparado um tiro.

A notícia vem do exército colombiano, que afirma ter infiltrado agentes na guerrilha mais longa que se tem conhecimento. Se foi uma acordo ou não, só o tempo dirá.

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) vêm sendo progressivamente solapada pelo exército regular, ajudado pela morte do comandante Manuel Marulanda Véles, o “Tirofijo”, apelido que ganhou devido a sua pontaria. Foi com seu tiro certo, tradução do apelido, que se tornou conhecido. Seu nome de batismo era Pedro Antonio Marín.

Ganhou fama de ser o mais velho guerrilheiro que se tem notícia, 77 anos. Falecido recentemente vítima de um tumor maligno na próstata (alguns dizem que por ataque cardíaco), Marulanda deixou a guerrilha acéfala, embora tenha confiado a chefia a Alfonso Cano.

As Farc entraram em declínio, embora com comando indicado pelo velho guerrilheiro, que fez da guerra irregular um ofício, conforme ele mesmo declarou, e a tendência é mesmo de transformar-se no maior bando armado de que temos notícia, pois desde 1980 tem participação direta com a plantação e refino das folhas de coca, e distribuição da cocaína, sendo a maior do mundo, rendendo tanto que o dinheiro da organização é comparável com o da Al Qaeda.

Equivocado com a guerrilha e sua meta, Tirofijo foi um bandido. Gabava-se de posicionar em local privilegiado e atirar em motoristas que não pagavam “pedágio”. Alguns outros tinham morte tenebrosa, com cortar a garganta e puxar a língua pela glote, a famosa “gravatinha”. Ou seja, procedimento que nem mesmo os bandidos que infestam as grandes cidades brasileiras jamais adotaram.

Afirmar que a guerrilha colombiana acabou não é tolice, mas o bando vai ser difícil de ser liquidado, dada a sua incalculável fortuna.

PS. A mídia acaba de anunciar que foram pagos vinte mil dólares para que Ingrid fosse libertada.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 04/07/2008
Reeditado em 04/07/2008
Código do texto: T1064384
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.