Rio de Janeiro - Uma Divisão Que Me Angustia

Eu, como todo brasileiro, tenho a cidade do Rio de Janeiro tatuada no coração, com muito orgulho.

A cidade do Rio de Janeiro é na verdade a carteira de identidade do Brasil.

O Brasil é todo belo e a cidade do Rio de Janeiro é a capital dessa beleza.

É por isso que dói descobrir a cidade do Rio de Janeiro dividida ao meio. Logo a cidade do Rio de Janeiro, onde a mistura de todas as raças, de todas as classes, de todas as crenças convive exemplarmente sem distinção.

Basta sentar num ônibus e logo se tem uma boa conversa. É a catadora de latinha que andou a pé do Leblon a Copacabana, na busca de seu ganha pão, sorrindo, conversando com todos contando as suas peripécias para ver os navios estrangeiros ancorados em alto mar. E ela tem todas as informações sobre eles. Quantos andares, quantos turistas, o que eles fazem. E não existe inveja nas palavras, apenas muito orgulho de estar oferecendo a eles toda a paisagem.

Alegre e feliz, cantarola o samba de sua escola do coração e entusiasma a todos com a sua euforia. Consegue contaminar de felicidade até o mais sisudo do cidadão.

Por isso, é com tristeza que vejo a cidade do Rio de Janeiro dividida. Um túnel que deveria ser um agente de ligação, agora se impõe como fronteira.

A cidade do Rio de Janeiro, atualmente, tem duas vidas. Uma antes do túnel e a outra depois do túnel, ou vice-versa.

Infelizmente, posso constatar isso a partir do momento que tenho duas pessoas queridas que moram no Rio, uma no Flamengo e a outra na Barra da Tijuca e só se encontram fora do Rio de Janeiro.

- O porquê?

Não é preciso responder. Basta abrir os jornais ou ver TV para saber.

Eu, entretanto, não consigo esquecer que o Brasil é um só. E por mais que se explique a queda de braços entre governo federal e governo estadual, não consigo me convencer de que toda uma população seja menosprezada por um e por outro.

A cidade do Rio de Janeiro demanda paz. A cidade do Rio de Janeiro demanda alegria, que aos poucos vai sendo minada.

A cidade do Rio de Janeiro não pode virar apenas uma saudade. Ela é, por natureza, o braço que acolhe quem no Brasil chega e nós brasileiros temos obrigação de unir nossos gritos, nossas forças à alegria e descontração de todo o povo carioca em prol da reunificação dessa cidade tão amada e da qual temos, com toda razão, muito orgulho.