O SONHO

Como são curiosos os sonhos que nos invadem! Estava a pensar na palavra "sonho" e nos seus significados e lembrei-me dessas frases tão comuns: " infeliz de quem não sonha" e "não devemos desprezar os nossos sonhos". além de tantas outras outras semelhantes que se nos disparam como alertas.

O sonho implícito nessas frases deve mesmo ser valorizado, ele significa os nossos anseios, a busca do sucesso, a felicidade...

O sonhar, portanto, é de muita valia para cada um de nós, quem sabe, o ponto de partida rumo às aspirações e conquistas que tem origem na imaginação se solta a gera fantasias e se transforma em alimento para o nosso espírito, num prenúncio do estágio maior, que são os ideais...

Daí por diante temos um ideal, que não é mais um mero anseio, mas uma obstinação para colimarmos uma meta e chegarmos ao nosso crescimento, que em síntese é a felicidade, o nosso bem estar, a paz do espírito a lograr as benesses das conquistas.

No seu sentido literal, o sonho tem outro significado, ele nos aparece no momento da letargia do sono. São imaginações sem fundamento, “uma seqüência de idéias vãs e incoerentes, às quais o espírito se entrega; são devaneios, fantasia, ilusão."

Quando isso acontece há um reflexo transitório que mexe com nosso consciente. Quando temos o chamado "mau sonho" com ele a presença do incômodo de fatos indesejados, resulta em um dia depressivo, revelado no nosso semblante de ares de tristeza.

Há o bom sonho, este nos transforma numa pessoa feliz, expurga aquele estado de espírito cheio de incertezas, quase sempre de origem ignorada. Esse bom sonho, o contrário, faz abortar do nosso inconsciente a indesejada tristeza.

Portanto, o sonho tanto o gerarador de ideais, como utópicos fazem parte da nossa vida, cabe-nos separá-los, para não nos tornarmos um fútil "sonhador", mas um lutador incansável em buscas dos nossos ideiais....
Brasília, 29 de junho de 2008

Tarcísio Ribeiro Costa

Tarcísio Ribeiro Costa
Enviado por Tarcísio Ribeiro Costa em 30/06/2008
Código do texto: T1058865
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.