Pais e filhos

Às 6h da tarde a família entra no metrô. Os filhos sentam-se em duas cadeiras junto ao pai. A mãe, em outro banco, virada para eles, próxima à janela. Os meninos, um de 9 anos e outro de sete, conversavam animadamente com o pai. Estavam com o uniforme de alguma escola da região e traziam mochilas às costas. A mãe, abriu a bolsa, pegou um livro e baixou os olhos concentrada na leitura. Os filhos comentam com o pai os acontecimentos do dia. Ele os ouvia e sorria com a animação das crianças. Jonatah, o mais velho, virou-se para a mãe e pergunta-lhe algo. Ela levantou os olhos e respondeu ao garoto. Elias, o mais novo, ao perceber que a mãe conversava com o irmão, saiu de junto do pai, e foi até ela, tocou-lhe o braço e escutava o que dizia. Após responder a pergunta de Jonatah, novamente, Vera, a mãe dos garotos, voltou-se para a leitura. Jonatah, retornou a falar com o pai. O mais novo, percebendo que a mãe se calou, voltou para junto do pai, que novamente falava com as crianças. Mais duas estações e a mãe guardou o livro na bolsa. O pai se levantou com as crianças, cada uma segurava uma de suas mãos. A mãe seguia atrás, agora atendendo ao celular e orientando uma funcionária do outro lado da linha. Diante destas cenas muitas vezes nos perguntamos onde devemos dispensar nossa atenção quando estamos junto dos filhos ou de nossos familiares. O tempo passa tão rápido. Eles crescem, vão embora e nos deixam com a saudade dos momentos não vividos.