22 - 33 - 44 - (Progressão Geométrica) - Berenice Heringer

Quando dei por mim, conclui que carregava um bloqueio no raciocínio lógico-matemático.

Era um portento em português, gramática, redação, análise sintática. E uma regra-de-três simples me barrava. As meninas são as mais castigadas com certa dose letal de burrice emocional. O medo de não dar conta do recado, não conseguir carregar o peso, o fantasma da derrota, levam-nos a inventar expedientes para desempacar ou camuflar o óbvio. Tirar nota baixa é uma tortura, uma vergonha, algo inconcebível.

Então, as meninas desamparadas lançam mão da memória, decoram as fórmulas, a tabuada, a incógnita do teorema e vão se salvando, náufragas que não sabem boiar nem nadar, procurando uma tábua de salvação precária, as Naus Frágeis que se desmantelam às procelas nos rochedos da Vida e da Morte.

Quando fiz um curso de Teoria do Construtivismo comecei a detectar onde meu barco emocional "fazia água", e a memorização era a calafetagem e a impermeabilização da tênue casca-de-noz no remoinho dos sentimentos. Como já sabia de cor a tabuada, que todo mundo hoje despreza, comecei a lidar com o conjunto infinito dos números e a fazer as des-combinações intercambiáveis, manual, mental e meta-mate-matica-mente. Regra de três, juros, percentagem, fração ordinária e decimal, as quatro operações. O diâmetro, o perímetro, o metro cúbico, o Pi 3,1416... Nunca usei calculadora mecânica. Meu titanic que embicara no iceberg da burrice emocional não foi a pique. Nem se desnorteou nem suleou, mas se manteve à tona, sobrenadando entre escórias, encalhes, as bóias, os salva-vidas e escaleres a postos para resgatar e conduzir o SER.

Pitágoras de Samos afirmou que a Matemática salva! Eu cri piamente nesse gênio do universo dos números e me resgatei a mim mesma. Atenção, empenho, persistência, teimosia. Aqueles que crêem ser o conhecimento a única estrada que pode nos levar para a frente, não empacam como o Rocinante do Dom Quixote. Ainda descolam uma carona no Pégasus e dão uma voltinha.

De tanto escrever e ler, descobri que o outro conjunto infinito que existe, além dos números, é o das Palavras. Nosso alfabeto oficial tem 23 letras. Agora vai ter 26, o acréscimo do K, do Y e do W , que já eram usados mas não "autorizados". Estas 26 letrinhas, esses caracteres significantes e significativos formam o 2º contigente infinitesimal, as combinações são incontáveis e infindáveis. O universo maravilhoso das palavras, frases e períodos. A magia...

Neste ano da graça de dois mil e oito, tenho alguns lembretes e observações a registrar. Nas dobraduras japonesas milenares, o célebre Origami, vemos que também as combinações se multiplicam infindavelmente. Meu preito aos nipônicos, os educados, rígidos, perfeccionistas, sérios, esbeltos, organizados e comedidos imigrantes e seus descendentes que aportaram em Santos e resgatam os brasileiros dos seus momescos e orgíacos festins.

22 - mis cumpleaños de separación, a 13 de maio de 1986.Também separei-me depois de 22 anos de casada. 22 de dezembro de 1963. Os casamentos se acabam. As separações, não.

33- anos de idade do meu segundo filho, Luciano Carlos, 13 de julho de 1975.

44 - seriam os anos de duração do meu casamento, com o 1º e único marido, o sr. Djalma. É tudo como naquele ditado: se minha avó não tivesse morrido, ela era viva...

Progressão geométrica, anti-histérica, pós-traumática, histórica, retórica e heróica. Salve!

"Amor, ou desfalece, ou pára, ou corre;

E, segundo as diversas naturezas,

Um porfia, este esquece, aquele morre." (Manuel Maria Barbosa du Bocage). 22/06/08

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 30/06/2008
Código do texto: T1058078