Traumas de um Sorriso

Era sua primeira vez. Estava nervoso de pernas bambas. Coração batendo forte, agoniado. E como todo minerim desconfiado, ouvira falar da tal emoção, mas suspeitava se na hora H o “trem” ia subir mesmo.
Tomou uns comprimidos uma meia hora antes que nem sequer surtiu efeito. Estava apavorado.

Olhava a moça que lhe sorria de pé. Consternado, imaginava se aquele sorriso era para ele ou caçoando dele. Ficou intrigado, ameaçou levantar e tomar satisfação. Desistiu. Ah rapariga aventureira! Hospedeira de sorriso branco! Certamente não seria marinheira de primeira viagem.

Incomodava-o aquela beleza a sua frente exprimindo emoção, sentia-se impotente. Simpatia ou ironia? Percebera insuficiência emocional? Algo no ar estava prestes por vir, precisava controlar-se. Seria vexame.
Sentindo-se frágil mediante uma situação tão simplória, teve vontade de chorar. Resistiu. Afinal quantos não já teriam passado por tal experiência? Sabia que depois daquela viria muitas outras e precisaria tomar coragem. Perder o medo.

Fitou-a novamente e percebeu grandes olhos azuis. Contrastou-os naquele cenário. Beleza feminina. Imediatamente julgou o porquê de todas em sua profissão serem maravilhosas. Tempo e movimento com muita classe... E aquele riso que não saíra do rosto? Tão belo e maquiavélico, parecendo dar bom dia ao capeta.

Tentou esvaziar a mente, trazer pensamentos que inspirassem confiança. Chegaria lá, precisava. Por um instante sua vida passou num piscar de olhos e viu como fora curto seu trajeto, ainda teria muito a caminhar. Lembrou-se de quando criança, saltando, pulando, pendurando... Tomou fôlego. Necessitava ser valente. Enxergou novamente a jovem, naquele cinismo angelical.

Pensou em como teria sido a primeira vez dela. Assustada com aqueles olhos anis arregalados, provavelmente sentira o mesmo comichão na barriga, trêmula, desconfiada, apavorada. Mas superara o trauma, senão estaria com essa cara de anjo sádico. Exatamente. Rindo de sua inquietação.

Repentinamente ela dar alguns passos em sua frente e dita as regras da direção.

- Atenção, senhores passageiros, apertem os cintos na posição horizontal. Em caso de emergência, máscaras de oxigênio descerão sobre cada um dos acentos, devendo ser colocadas no rosto da maneira indicada (...).

A cada instrução de segurança que era passada, aquele sorriso tornava-se desconcertado e perdera sua característica ardilosa. Notava claramente a mudança em seu riso. Barulho de turbinas. Riso incerto. Arremeteu. Decolou. Silenciou.
Dormiu. Sonhou com aquele sorriso. Insano. Inseguro. Infiel. Traumático.

27/06/2008

Samuel Moraes

Sidrônio Moraes
Enviado por Sidrônio Moraes em 27/06/2008
Reeditado em 07/06/2010
Código do texto: T1054621
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.