QUEM FALA MUITO DÁ BOM DIA A CAVALO... Berenice Hering

#Pégaso, Bucéfalo, Incitatus e Rocinante #

Estes são nomes de cavalos famosos por causa dos seus respectivos donos, mais famosos ainda. Se ainda não identificou o nome de cada proprietário, pode ver ao final destas....

Malversações do dinheiro público, improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, estelionato, formação de quadrilha, prevaricação. Parece que estamos em Roma, nos seus áureos tempos, a locupletação em proveito próprio, a impunidade, a conveniência de se achar alguém para ser o bode expiatório.

O nosso Direito é quase todo inspirado no direito Romano. Lendo a pomposidade da Vida dos Doze Césares, há toda uma trama, uma rede de intrigas envolvendo os poderosos. E nos certificamos, então, que a res publica está nas mãos dos demagogos e dos ambiciosos.

E mais o Nepotismo, que a maioria ouve ou lê no noticiário e quase ninguém tem noção de onde se origina o termo e a prática, que existe desde que o mundo é mundo, ou melhor, desde que os Papas foram eleitos. Mas a ambição é a fé que remove as montanhas, nos primórdios, quando o Pitecantropus Erectus se encontrou com o Homem de Neanderthal.

E estava armada a arena em prol da força pessoal. O Nepote é o sobrinho do papa, qualquer um que esteja investido no cargo, ou melhor, sentado no trono depois de escolhido.

Alto degrau na hierarquia do poder papal. Se o pontífice não tem herdeiro em linha direta, começa o poderio do colateral, o filho do irmão ou da irmã. Todas as benesses e sinecuras.

Stélio vem de stella, estrela. Estelionato= stellionatus. É como nascer com a estrela na testa. O brilho auto-concedido. Independente da etimologia do termo, o estelionatário é o que se acha no direito de brilhar, de obter vantagem para si, de qualquer maneira. Prevaricar é faltar ao dever, errar. O ideal mesmo é a sinecura para um nepote, que obtém o cargo ou a função que não o obriga a trabalhar. Aposto que há alguns, ou muitos, deputados e senadores eleitos que nunca apresentaram nenhum projeto, nunca abriram a boca em plenário para não dizer bobagem. No fim do mês os proventos, jetons e verbas de representação depositados na conta bancária, religiosamente. Juca Chaves, que se auto-intitulou "o pequeno notável" compôs uma música satírica, nos anos 60, que diz tudo com acerto e propriedade. É a Caixinha, Obrigado. ..."A mediocridade é um fato cosumado..."

O ator Stepan Necerssian, entrevistado ontem no Conexão do Roberto D'Ávila, falou na antropofagia que rola nos meios políticos. Os compadres se ajudando na coalizão, no corporativismo, nos conchavos. Os poderes se interligando, os tentáculos de um enrolando os membros do outro, as piranhas farejando e abrindo as mandíbulas. Se algo der errado todos se destroem mutuamente. É o canibalismo institucionalizado.

O padre Lancelotti falou que foi extorquido por chantagistas. É um bandido que se esconde sob a batina branca, na casa paroquial. O ex-interno da Febem disse que ganhou um carro esportivo de luxo, um Pajero. O padre lhe deu de presente, tirado da concessionária e pago à vista. É muito estrume nas estrebarias escancaradas à visitação pública.

Precisaríamos de um Hércules, um herói e semideus que conseguiu realizar doze tarefas impossíveis. Uma delas foi lavar as cavalariças de Áugias, rei da Élida, que possuia um rebanho de três mil cabeças, havendo trinta anos que não eram limpas. Hércules desviou os cursos dos rios Alfeu e Peneu para atravessar os estábulos. A limpeza foi feita em um dia.

E a sujeira daqui? Temos as maiores reservas hídricas e nenhuma chance de encontrar um Hércules. Os televisivos falam sem parar. Alguns sofrem de verborragia e superinformação. Nós, os escritores, sofremos de hipergrafia e da superinclusão. Quase não temos chance de falar. David Nasser, o jornalista brilhante, era gago. Nas entrevistas não falava nem meia dúza de palavras. #As Musas, Alexandre Magno, Calígula e Dom Quixote# 16/06/08

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 27/06/2008
Código do texto: T1053588