Emoção e vida

Lula e Fernando Henrique se abraçaram! Noticiaria com manchete de extremo mal gosto um hipotético período, dando a seguir as noticias a respeito do velório da ex-primeira dama Dona Ruth Cardoso. Uma mulher especial. Inteligente e intensamente ativa, a quem se deve muitas iniciativas de melhoria social. Fosse Lula o aparente e também real inimigo político de Fernando e este abraço não seria comovido como o foi. Há vieses de convergência ideológica entre os dois que a política partidária não conseguiu disfarçar na hora da dor. De compartilhar a falta de alguém. De demonstrar o elo de afeto, consideração e reconhecimento a uma pessoa amada de um deles.

Esse encontro não deixa nos corações e mentes uma sensação de que, nos momentos cruciais, as intrigas menores deixam de ser importantes? Ficam pálidas de vergonha? Como, uma amizade de duas inteligências díspares, embora contraditoriamente adjacentes, podem se dispersar, quando juntas ou pelo menos próximas, poderiam complementar-se em idéias e ações práticas e positivas para todos? Que Dona Ruth possa inspirá-los, infelizmente dessa forma, a fazerem o que tantos brasileiros sabem que eles poderiam fazer se trabalhassem juntos.