Quem é sustentável?

Em busca por saber qual é o meu papel neste planeta. Esse meu olhar idealista me leva a muitos lugares, e em cada um deles eu aprendo um pouco mais. Olhar que enxerga que só depende de nós humanos ter atitudes de transformação. Olhar que insiste em mover à virtude com bons exemplos, edificar valores que alimentem nosso viver.

Incrível como o ser humano tem a pretensão de achar que é superável, não satisfeito com o todo, vaidoso, destrói a si mesmo... Inclusive eu mesma faço isso quando deixo de dar importância para o sistema maior.

Recentemente participei de um painel temático sobre Sustentabilidade na Comunicação, e depois de ouvir por várias vezes que a sociedade está morrendo, que o planeta está em extinção, claro desde seu nascimento, mas hoje, mais do ontem. Senti uma vontade enorme de mudar vários aspectos em minha vida. Como bem disse um dos palestrantes: - somos pessoas. Pessoas que precisam ser educadas no quesito sustentabilidade – dentro e fora.

Acima de tudo, entendi que se eu quero de fato mudar algo, tenho que começar na morada de dentro. Onde eventualmente acumulo várias espécies de lixo. Limpeza geral nesse mundo interior! E depois partir para o mundo de fora. Cuidar das relações familiares, das amizades, da vida profissional, do ambiente de trabalho, do comportamento no geral. Enfim, olhar para dentro e para fora de maneira sustentável. Ter atitudes comprometedoras no dia-a-dia, em todas as situações.

Como cada um tem um ritmo, se faz necessária uma parada reflexiva de conjunto de valores e posicionamentos não esclarecidos sobre sustentabilidade: – que tem a ver com compromisso, e que está diretamente ligada a continuidade. Ou seja, não havendo continuidade do planeta, não haverá sociedade para dele usufruir.

Então mãos a obra... Basta olhar ao redor e ver que o trabalho é grande. Precisamos abandonar nossos mundinhos particulares e frios. Existimos individualmente, mas dependemos do Planeta vivo. Não podemos mais extinguir sua natureza. Deixemos de lado críticas e julgamentos com os nossos “irmãos planetários” por achar que eles estão de braços cruzados. Se perguntar todos os dias: O que eu estou fazendo? Eu sou verdadeiramente sustentável? Mudar dentro e fora... Reorganizar já!

Cássia Nascimento
Enviado por Cássia Nascimento em 26/06/2008
Reeditado em 30/07/2008
Código do texto: T1052364