Bons momentos

Ouvi certa vez que, “não existe felicidade, existem momentos felizes”. Pois bem, se a felicidade existisse não choraríamos, não lamentaríamos, não sentiríamos dores. Felicidade é ausência da dor. Somos felizes então quando morremos?

Acho verdade isto, de que a felicidade são bons momentos. Bons momentos são leves brisas divinas que nos são oferecidas. Carpe Diem é a palavra de ordem.

E esta semana, tive ótimos momentos de felicidade, satisfação e gozo. Neste final de semana, eu fui feliz! Como foi o seu final de semana? Na verdade como tem sido os seus finais de semana… Incrível que tantas pessoas na busca da felicidade esqueçam de ser feliz. É como o rapaz que na ânsia de pela felicidade sai de seu lar, deixa seus amigos e aventura-se pelo mundo, em busca de ouro. Sai jovem, volta velho e cansado, descobriu que além dele, outros mais poderosos também queriam ouro e pedras preciosas. Chega em sua casa, tudo mudado, seus amigos mudados, alguns mortos e ele adoecido jaz na cama. Foi quando um amigo senta-se ao lado da cama e conta algumas estórias do tempo de criança, os sorrisos, as festas… Eis que ele dá o último suspiro e diz: - Fui feliz e não sabia.

A Bíblia tem uma estória curiosa, narrada em Mateus 13:45-46 “Outrossim, o Reino dos Céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo que tinha, e a comprou.” Ao meu ver, esse negociante trocou seis por meia dúzia, pelo menos nos argumentos que vejo os líderes religiosos usarem. Eles dizem que foi trocado a velha religião que não traz felicidade, por uma nova (a que o líder é líder) que traz alegria sem fim. Nossa felicidade vai embora quando conseguimos o que queríamos, daí o homem estar em constante busca. O Reino dos Céus não é uma pedra de valor, mas algo que acontece e vai acontecendo na história, e se revela de várias formas e nos vários lugares.

Felicidade não é algo nem está em algum lugar, mas é movimento constante. Não se encontra felicidade na chegada, mas na caminhada, melhor dizendo, felicidade nem se encontra, apenas se experimenta. Felicidade é desejo, desejo é desejo de algo que não temos, o fato de não termos causa insatisfação, que por sua vez nos leva a caminhar, e nesse caminhar, ir sendo feliz.

Cada momento da vida é um momento importante, cada fase da vida é um aprendizado. Cada lágrima um lavar da alma, cada queda um alerta para buracos futuros… E não podemos esquecer da esperança, amiga íntima da felicidade.

Felicidade é ter diante dos olhos as lágrimas e a dor, mas como diz Drummond “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de realidade”, somos felizes porque vivemos, e nessa vida podemos viver. A possibilidade de felicidade só cessa com o final da caminhada. Enquanto caminhamos, a felicidade vai aparecendo.

Estejam com os olhos abertos, neste exato momento algo que lhe dê felicidade pode acontecer… Esse final de semana para mim ficou marcado, mais um momento de extrema felicidade, e outros virão!