AÇO-DOIDA-MENTE e de AFOGADILHO...

Tem gente que usa a pressa como manifestação de charme. Com medo de ser tachada de panaca ou moleirão, acha que acelerar vai disfarçar. Quem é já nasce...Alguns fazem parte do Comitê. Como se meter na vida dos outros. Fantasia, luxo e mimo. "A mesmice monótona da multidão". .Agora as mãezinhas de nomes Kellys, Priscilas, Natashas, Sabrinas, estão passando aperto com suas Marias, Joanas, Manuelas. A cada geração muda-se o modismo dos nomes. Mas não modifica muito não. É como a roda do destino que os budistas chamam de Sansara. O de trás vem pra frente e o de cima cai pra baixo. É o tobogã sem subida.

A roda da fortuna no Tarô prenuncia fatos nefandos, maus presságios.

A mãe da filha que foi fazer um tour pelas regiões sudeste e sul apareceu em todos os canais televisivos. Acelerou, matraqueou e rateou tanto que inverteu o virabrequim. Não havia um mancal e o cano de descarga estourou. Ela está tão informatizada que norrmatizou as expressões corridas, corriqueiras e sem eira nem beira da mídia em high definicion (não sei se com cê ou con-T-extual). E bolou todas as trocas.

Ela falou que a filhinha de quinze aninhos é independente, descolada, loura e linda. E politicamente correta. E confunde essa baboseira que está in com o fato de algo ser lícito, dentro da lei. Não posso usar a expressão legal, que é uma gíria barata de bacana e mara, como diz o consorte azarado da síndica do Jambalaya Ocean Drive, do Toma Lá Dá Ca.

A pomposidade esconde a popa, e o pompoar é uma técnica de sedução sexual ensinada por peritas em piriquitas e piripaques. E todos ficam atolados com o pé-na-jaca.

A moçoila que a mãe pensa ser politicamente correta arranjou uma carteira de identidade falsa com uns coleguinhas hakers, e os arranjos legais se desenrolaram na sala de aula, como cenas de bastidores em que os mestres-escola não vêem, não ouvem e não interferem. A comodidade pagante e esquecente. Ela falou muito para tentar disfarçar e realçar o fracasso e a incompetência. Andou de jatinho, monomotor, van exclusiva de rede de TV, que exigiu exclusividade na matéria. Nunca a derrota foi tão badalada quanto agora. Nada fracassa mais do que o sucesso.

Claro que tudo vai voltar a ser como dantes no quartel de Abrantes. O fecha-depois não cortou o fôlego da matraqueadora. E nem declinou o próprio nome para o entrevistador, mas citou uma 50 vezes o nome da coleguinha, mãe da outra adolescente perdida/achada. A Kelly pariu a Giovana que fugiu de casa com a Lívia. Elas freqüentam bares e têm consentimento das genitoras para voltar das baladas por volta das duas horas da madrugada, numa metrópole violenta e caótica como São Paulo.

Então me lembrei da piada sobre duas moças que chegaram a uma pensão e pediram um quarto para duas. A ingenuidade da pergunta é saber a hora exata do evento, naturalmente num relógio analógico. No mostrador digital não tem nenhuma graça...Quantas orassão?

Creio que essas mamães aflitas devem relaxar e gozar, como aconselhou sabiamente a Ministra do Turismo Martha Suplicy.

Se as meninas querem ir para a Argentina se divertir com los hermanos nos pagos e pampas platenses e portenhos, elas não vão desistir jamais, pois o tango que se aprende em casa é a mesma milonga de um Astor Piazzola, (não sei se com dois zzês ou dois élles). Mesmo que las mamitas e mamacitas brasileñas queiram endurecer hasta la hora, à altura do campeonato, a masseira já se liquefez. Enquanto as vacas foram para o brejo, outros, na certa, vão dar com os burros n'água.. Depois, vende-se a matéria com exclusividade para a emissora que oferecer mais, com mordomias, transporte, hospedagem em hotel cinco estrelas e pensão completa. Vila Velha, 13 de junho de 2008.

Berenice Heringer

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 23/06/2008
Código do texto: T1047192