Dia de mulher
 (Homenagem ao Dia Internacional da Mulher)


   Hoje é teu dia amor. Não que outros não os sejam, tampouco não mereçam os demais, aliás, poderia dizer que um dia sem ti seria treva e na penumbra momentânea deste espaço, minha existência perderia a linha da razão no tempo. Seria nada. Ficaria à mercê do acaso, ao esmo, vazio, perdido; sou grato por tê-la, me trazeres sentido e esperança... Vida. Mas hoje, como ontem, esqueçamos de mim, lembremo-nos apenas deste dia que é só teu de mais ninguém. 
   
   Eloqüente, digo por si só, que existam outras mais além de ti, não sei ao certo; por isso, expresso em convicção, exclamo engrandecer este dia, com prerrogativa pessoal tua. 

   Vejo-te sorrir neste instante, não que quando sorríeis deixes lacunas em meu ser, mas hoje, teu sorriso irradia minh’alma e me diz o porquê existir. Fazes-me feliz, me dás força em fingir-me forte, finjo, quando superas conotando evidências. 

   Se me olhas, temo, desvendas meus segredos mais esconsos; pasmo, outrora já o fazia, hoje me entrego de corpo, alma e coração. Frágil. É teu dia e sou todo teu, mesmo amanhã o era e serei, mais agora, neste exato instante, sou como nunca serei e depois como jamais fui um dia. Só teu, completamente dado. 

   Atemorizado futuro, presente e passado, já não me lembram como foram ou serão, sabendo que sejam mais-que-perfeito. Mandas em desmandas, tens direito. 

   Ao repreender-me, sou menino, ladino enxergo em ti desvelo maternal, já em teus braços faz-me homem, impreterível e sem pressa conduz-me ao paraíso; mais uma vez teu, infindavelmente eis me aqui. Gozo. Assisado, volto ao estado anterior, admoesto que deveria ser teu, não mais meu, aquele dia. Enveredo pensamento inexorável, desperto e consorte de benevolente egoísmo, vejo quão dádiva divina tu és, mulher.

   Desde sempre fez-se tua esta data e mesmo fazendo-te cotidianamente digna, fostes humildemente firme, sendo por séculos injustiçada, conquistastes teu lugar entre o másculo. Perseverante. Como não me render a ti ? Que mais pudera dizer? Mereces. Mereceras. Merecerás. 
Pertenceria a ti todos os dias, mas não os queres; pois se quisestes, os eram. E são, serão.

   Modesta modéstia, contudo dizem-te materialista; se fores, puderas; se fosses, estaria perdido. E estou. Disperso, tu és o meu refúgio e minha fortaleza, um socorro presente nas atribulações cotidianas, assim sobrevivo mais este dia, feliz por ser teu. Que seja eterno e dure para sempre.

   Modelo-me em ti a cada dia, afeminando-me em segredo, buscando justificativas aos meus erros.
Machismo tolo. Caricato. Por que envergonhar em sensibilidade? Por que esconder lágrimas, fracassos e anseios? 

   Neste dia eufêmico, não efêmero, exalto a feminilidade, cultuo teu dia. Que tu sejas engrandecida. Progenitora e motivo de minha coexistência.

   Diante às controvérsias e imensuráveis desequilíbrios, tivesse eu um pouco de tua percepção, não viveríamos os dias atuais. Guerra, fome, destruição, poluição, insensatez. Masculinidade vil. Que tudo fique colorido e os dias futuros serão melhores que os passados. Que sejam todos teus. Rosado. Maquiado. Delicado.Um toque florido, enfeitado, detalhado. Tudo derive em um só gênero, número e grau; que seja celebremente fêmeo. 

   Nestes dias comemoraremos a paz, hastearemos a bandeira da justiça, o estandarte do amor, edificaremos o baluarte da esperança, alicerçaremos nossos caminhos, rumaremos à felicidade recebendo galardão de vitória.

   Congratulo-te neste nobre dia, esteja ao teu lado outro tanto, vendo-o luzir a cada ano, agradeço a Deus por tê-la feito minha adjutora, cúmplice conciliadora. Por teres ensinado-me diferente daquilo que fui, sou e temo que serei, mostrando-me caminhos eficientes e feito-me crescer.

   Em sentimento especialmente efeminado, em toda crença, língua, raça e cultura, desejo-te feliz dia de mulher. Que sejam felizes todos os teus dias, parabéns amor.

Samuel Moraes     
22/06/2008
Sidrônio Moraes
Enviado por Sidrônio Moraes em 22/06/2008
Reeditado em 05/09/2010
Código do texto: T1046091
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.