A arte de ensinar e a arte de aprender
O processo ensino aprendizagem pressupõe a indissolúvel união entre o que se ensina e o que se aprende. O ato de ensinar desencadeia em quem ensina também um processo de aprendizagem.
Quais os pressupostos que norteiam nosso conhecimento do que seja ensinar e do que seja aprender?
Hoje, ensinar significa muito mais do que apenas transmitir conhecimento e informações a alguém que está receptivo a recebê-los sem questionamentos e críticas, uma vez que os avanços tecnológicos e a mídia nos colocam quase que imediatamente em contato com os acontecimentos sociais e as novas descobertas científicas que ocorrem no mundo. A aprendizagem se dá quando o aluno ao interagir com um conteúdo contextualizado busca, por meio de pesquisas, novas informações sobre o mesmo, aprofunda-o , interage, constrói seu próprio conhecimento e utiliza-o para melhorar sua qualidade de vida e a de sua comunidade.
A arte de ensinar implica em desencadear no outro o espírito de pesquisa, de busca, de se envolver e aprender a aprender, aprender a ser. Despertar no outro a mágica da sede do conhecimento, a vontade de aprofundar-se no conhecimento do mundo e nos conhecimentos disponíveis acumulados pelas gerações passadas. Esta arte não ocorre sozinha ou por acaso, ela se solidifica com o passar do tempo, com a práxis em que teoria e prática se entrelaçam e se fortalecem; onde o gosto pelo ensinar se cristaliza e passa a fazer parte integrante da vida do educador.
O educador ao assumir seu papel frente às novas gerações incorpora em seu dia a dia a eterna busca pelos conhecimentos historicamente construídos nas áreas das ciências sociais, torna-se um eterno aprendiz de si, do outro e do mundo. O conhecimento que detém aliado ao seu carisma pessoal, torna-o um conquistador de novos aprendizes e neste movimento acontece a magia, a magia do ensinar e do aprender de forma prazerosa. É uma arte apaixonante!
 
by Maria Aparecida Cervan Vidal
Augusto Servano Rodrigues
Enviado por Augusto Servano Rodrigues em 20/06/2008
Reeditado em 25/07/2008
Código do texto: T1043388
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.