TARDES DE OUTONO .....

 

    A natureza nos apresenta diariamente e a todo momento coisas e imagens belíssimas, fruto da obra inigualável de Deus, nosso pai maior. É só prestar a atenção.

    É o sol que brilha com mais intensidade no verão, são as flores que ficam muito mais perfumadas na primavera e até a chuva, a neblina e o frio, tomam uma coloração e sentimento diferentes no inverno.

    Gosto de todas as estações do ano, mas tenho uma enorme preferência pelas tardes de outono. Não sei explicar exatamente qual o motivo mas as tardes de outono me trazem uma calma, um bem estar diferente de outros períodos.

    É como se o tempo caminhasse mais devagar para que pudéssemos ter muito mais oportunidades de entrar em contato com a natureza como também ouvir o que sai diretamente dos nossos corações.

    As  árvores, apesar de deixarem cair suas folhas não ficam tristes . Muito pelo contrário, nos passam a bela mensagem de que a natureza vive em completa transformação e em perfeita evolução. Nós é que não prestamos a atenção e nem damos valor a essas belezas naturais. Certa vez tive uma experiência notável.

    Pude visitar um pequeno bosque situado num vale cercado de belas montanhas. Fazia um pouco de frio mas o sol brilhava forte, o que tornava o ambiente muito agradável.

    O chão estava coberto de folhas amarelas que caíram de algumas árvores e o gramado úmido, exalava aquele cheiro característico.

    Apesar da umidade, sentei naquela grama molhada e passei a observar algumas árvores. Lindo espetáculo. Olhando para seus galhos me deu a impressão de que corria no interior de cada uma delas uma espécie de seiva mais renovada e mais forte.

    Interessante é que não vi pássaros, só folhas que caíram e árvores que aparentavam a mais absoluta tranqüilidade, como se soubessem que aquela roupagem estava apenas sendo substituída por outra mais nova e melhor.

    Comecei a pensar na minha vida. Como as folhas daquelas árvores também precisava substituir pensamentos e hábitos antigos, há tanto tempo arraigados. Um deles, talvez um dos mais terríveis, o medo. Como qualquer outro ser humano também tenho meus medos e talvez o pior deles seja o de, em alguns poucos momentos de fraqueza, não ter a confiança necessária de olhar e seguir em frente.

    É aquela dúvida que às vezes nos persegue : “Mas o que vem depois da curva ?” . Interessante como nos esquecemos de que a natureza não dá saltos e tanto nos ensina. Nas árvores as folhas caem na hora certa, depois florescem e mais tarde dão frutos. Na vida aprendemos a andar, tropeçamos, caímos e levantamos, sacudimos a poeira e temos que seguir em frente, sempre em frente.

    Continuei olhando fixamente para cada uma daquelas árvores. Naquele ambiente silencioso só se ouvia ao longe o barulho do vento que vinha do sul. As árvores no entanto continuavam ali, belas, fortes e imperturbáveis.

    Pensei novamente na minha vida. Precisava também ser forte e imperturbável. Não me assustar com o vento e nem pelo fato de já estar chegando ao outono da minha existência. O tempo passava e se para as árvores as folhas voltavam ou melhor, renasciam, porquê não acreditar que mesmo sentindo medo, melancolia ou tristeza, um novo dia me traria a paz, firmeza e alegrias, talvez até muito mais do que as que tenho hoje ?

    Há anos aquelas árvores estavam ali firmes, fortes, belas e fazendo parte indispensável e importantíssima numa paisagem que era uma pintura, uma obra prima de Deus.

    N ão tenho como descrever aquele espetáculo. De onde estava, naquela tarde de outono, vendo o sol descer suavemente por trás daqueles morros, ali sozinho e deprimido, pude sentir o privilégio de estar vivo e poder desfrutar daqueles momentos mágicos.

    A noite vinha chegando e as árvores agora eram vultos, apenas vultos. O vento frio continuava vindo do sul e as primeiras estrelas surgiram no céu.

    Levantei-me bem devagar, respirei fundo aquele ar úmido e puro, vi mais uma vez lá na pontinha do morro os últimos brilhos daquele sol maravilhoso e pensei comigo mesmo : “Deus, quanta maravilha! . Que bela tarde ! Algo me diz que amanhã teremos um belo dia, ainda que nesta noite eu possa ter sonhos de preocupação ou até sentir medo. Amanhã, outra tarde de outono, outro dia mágico e até lá, a certeza de que vale à pena viver. Não tenho motivos para estar triste”......

 

                  ********************




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 20/06/2008
Reeditado em 22/01/2013
Código do texto: T1042835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.