AS CAÇULAS

Frutos preciosos dos nossos pais na idade madura, Wilzenir e Vilzedir têm uma bela página escrita na história da família. Wilzenir é minha afilhada de Batismo e no altar do Senhor prometi cumprir o dever de pequena mãe, evangelizando-a na fé cristã; para tal, acompanhei seu desenvolvimento em todas as fases da vida, proporcionando tudo que estava ao meu alcance para seu bem-estar físico e espiritual. Cresceu, tornou-se uma pessoa de bom caráter, formada em Pedagogia, dá aulas não somente disciplinas escolares, como também de fraternidade, tornando-se samaritana para muitas velhinhas. A mais interessante delas é Joana Joaquina a quem chama de “JOTA’ ou Jota Jota.

Parece que Wilzenir lhe dera um nome de princesa. Ser chamada de Jota Jota agrada-lhe muito.

- Bom-dia Jota Jota!

Joana abre um largo sorriso e mesmo sendo trinta anos mais velha, responde: “Bênça mamãe!”

- Deus te abençoe, JOTA, JOTA !

Zenir é uma amiga fiel, protetora dos pobres e desvalidos. Solteira, tem por hábito colecionar retrato dos amigos, parentes ou não. Consegue cativar o coração de pessoas das diversas idades e eterniza suas amizades com presentes que não estão vinculados apenas a aniversários, Natal e Ano Novo, mas em qualquer época do ano, em qualquer oportunidade de desprendimento do coração, tem sempre um agrado a fazer. Às vezes, coisas simples como: “hoje é dia de Jota Jota aparecer por aqui, vou guardar um beiju pra ela”.

Desde pequena papai chamava Vilzedir Maria de minha “doutorinha”. . Meiga e inteligente, é extremamente solidária à causa da família. É a queridinha dos irmãos e sobrinhos. Seu principal lazer é a leitura de bons livros, revistas informativas e tudo que traz benefício à ampliação de seu acervo cultural. Por essa razão, guarda, em seu cérebro privilegiado, uma bagagem enorme de conhecimentos gerais. É nossa biblioteca viva, ambulante e sempre presente.

Humorista, faz versos com todos os familiares, animando com boas gargalhadas as nossas conversas. Trabalha com garra e honestidade e cuida ainda da sua pequena empresa – “Floricultura Sempre-Vivas” – localizada na Rua São Sebastião, em Picos. Confecciona e vende arranjos florais, buquês de noivas...Seu maior valor está na dignidade de ser uma excelente mãe que educa com amor e sabedoria duas filhas, Vívian e Yasmin, e agora, o neto Luís Francisco.

Vívian tinha cinco aninhos, quando viu sua mãe se maquiar e saiu com essa:

- Mamãe que besteira é essa?

- Besta é você que está peruando.

Ela rapidamente respondeu:

- Para todo palhaço existe uma platéia.

É minha afilhada de Batismo e pelo amor e carinho que tenho por ela, peço à mãe da Divina Providência que derrame muita luz em seu caminho e realize seus sonhos afetivos e profissionais.

Yasmin é sensível, carinhosa e zangada, parece uma abelhinha de marimbondo. Tenho muito amor e carinho por ela e ela por mim, por isso me chama de mãe dois.

Luis Francisco caminhou com 10 meses. Recentemente, quando já havia completado três anos, engoliu uma peça plástica de brinquedos e ficou sem fala; gesticulava apontando para a boquinha, indicando que algo estava errado. Logo deduzimos que estava engasgado e depois de algumas manobras que fizemos para salvá-lo, finalmente falou:

- Me levem pá tirá um retrato no hospital - Luís tá engasgado...

LIMA,Adalberto; SOUSA,Neomísia. Saga dos Marianos