POLÍTICA X POLÍTICA

POLÍTICA X POLÍTICA

O senador Heráclito disse que Dilma precisa vir ao Congresso para esclarecer denúncias sobre a Varig e a Varilog. Heráclito se referia às recentes acusações, feitas pela ex-diretora da Agência nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu. Senador Heráclito Fortes (DEM-PI) defendeu, em discurso feito em Plenário nesta sexta-feira (6), que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, venha ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre as denúncias relacionadas à venda da Varig. Heráclito se referia às recentes acusações, feitas pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, de que a ministra teria pressionado a Anac para aprovar a venda da Varig e da Varig Log (empresa de transporte aéreo de cargas) ao fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson. O senador afirmou que, "se for verdade o que a imprensa traz por meio de denúncias de uma ex-diretora, a interferência direta do Palácio do Planalto em uma agência reguladora, além de inoportuna, é criminosa". - Isso não pode ficar sem explicação - declarou ele, acrescentando que a base do governo "está querendo blindá-la para que não venha novamente ao Congresso". Nova crise diplomática - cearenses barrados em Portugal. Um grupo de 13 brasileiros, dentre eles pelos menos cinco cearenses, foi barrado ao tentar desembarcar no aeroporto de Lisboa.

Os passageiros foram mandados de volta ao Brasil e as bagagens ficaram retidas em Portugal. A falta da documentação exigida e poucos euros seriam as razões para a proibição da entrada naquele país. Parte dos passageiros barrados na Europa desembarcou no Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza. Brasil terá lista com empresas que usam trabalho infantil. O objetivo é identificar as empresas e impedi-las de ter acesso a financiamento do BNDS, a isenções fiscais ou a participar de licitações públicas. O Ministério do Trabalho está preparando raios-X da situação em todo país. Tarifas de telefones fixos - mais caras até 4,46% no mês de julho. O reajuste das tarifas de telefonia fixa, previsto para o início de julho, deve ser de 4,46%, valor referente ao acumulado dos últimos 12 meses, segundo Anatel. PIB (Produto Interno Bruto) cresce 5,4%, melhor resultado dos últimos três anos. A economia cearense cresceu 5,4% de janeiro a março deste ano (2008), em relação a igual período do ano passado. Assim como o Brasil, o Ceará teve o melhor primeiro trimestre dos últimos três anos.

Ainda sobre o problema da Varig e da Varilog o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) defendeu, em discurso feito em Plenário que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, venha ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre as denúncias relacionadas à venda da Varig. Heráclito se referia às recentes acusações, feitas pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, de que a ministra teria pressionado a Anac para aprovar a venda da Varig e da Varig Log (empresa de transporte aéreo de cargas) ao fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson. O senador afirmou que, "se for verdade o que a imprensa traz por meio de denúncias de uma ex-diretora, a interferência direta do Palácio do Planalto em uma agência reguladora, além de inoportuna, é criminosa”. Esse caso Varig vai terminar sobrando para ex-diretora que é a que tem menos influência no governo federal. Petrobrás confirma no Rio de janeiro que investirá R$ 11 bilhões no Ceará.

Segundo o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto costa, a meta da refinaria seria produzir derivados de petróleo para o mercado externo, principalmente, Europa. O projeto foi anunciado no Rio de Janeiro. Estacionamento em espaço público prejudica pedestre. Muitos estabelecimentos se apropriam da calçada e fazem dela estacionamento privativo. Essa ação traz problemas tanto para os pedestres como para os motoristas. Voltando novamente ao caso do senador ele afirma que isso não pode ficar sem explicação - declarou ele, acrescentando que a base do governo "está querendo blindá-la para que não venha novamente ao Congresso”. Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) também defendeu a vinda de Dilma Rousseff ao Congresso, afirmando que ela "deve se apressar para prestar os esclarecimentos".

Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF), em outro aparte, criticou a interferência do governo federal sobre as agências reguladoras, "as quais deveriam ser independentes". E o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), por sua vez, argumentou que quando um funcionário do governo é alvo de acusações, deve-se afastá-lo de seu cargo, abrir uma sindicância e, se ele for considerado inocente, permitir que retome o cargo. Ou confusão absurda esta que envolve governo, Varig e Varilog. Olha, em política tudo pode acontecer desde as crises mais simples até as aluviões. Nessas aluviões de protestos ouvem-se os tinidos das “armas” e melhor fora que o homem voltasse os seus olhos, para o campo fraterno, antes da destruição que se fará consumar. Já estão se confirmando senhores, visto que a fraternidade não tem campo de atuação no parlamento. E quando os grandes políticos não se entendem quem sofre é o povo.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-MEMBRO DA ALOMERCE E DA AOUVIR

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 19/06/2008
Código do texto: T1042177
Classificação de conteúdo: seguro